teoria da literaruta

2033 palavras 9 páginas
Funeso Unesf
Katyelle Ferreira Marques

Correntes linguísticas da atualidade

Petrolândia – 2014

Funeso Unesf
Katyelle Ferreira Marques

Correntes linguísticas da atualidade

Trabalho requerido pela disciplina de linguística II, para a obtenção de carga horária. Ministrado pela professora: Fátima Sá.

Petrolândia – 2014
Sumário

Introdução

As reflexões sobre a linguagem são contemporâneas à história da humanidade, suas impressões aparecem nos primeiros documentos conhecidos pelo homem. Isso não poderia ser de outro modo, visto que a escrita que conservou esses textos se baseia necessariamente em uma análise preliminar da linguagem. Em muitos casos, porém, tal reflexão anuncia a linguística apenas indiretamente, quase sempre manifestada como uma série de indagações sobre a origem, a forma e o poder das palavras.

Correntes linguísticas

Estruturalismo

A corrente linguística do estruturalismo teve seu marco inicial no século XX , em 1916, foi elaborada discussões acerca da distinção entre língua e fala; forma e substância; a noção de pertinência; e as noções de significante, significado e signo.
Vale salientar algumas das distinções suscitadas a primeira delas é a distinção entre língua (langue) e fala (parole), a língua é a parte social da linguagem em que o indivíduo falante não pode modificá-la, sendo um fenômeno externo a ele; e a fala, diz respeito ao ato linguístico particular psicofisiológico de cada um.
“A língua é conhecida como um sistema de Signos”. A essa conexão entre um significante (imagem acústica) e um significado (conceito), cuja relação de ambos define-se em termos paradigmáticos e sintagmáticos. E finalmente, uma das principais discussões suscitadas pelo linguista, foi a proveniente da distinção entre o estudo sincrônico de uma língua,

Relacionados

  • Resumo da Origem do propriedade privada
    4605 palavras | 19 páginas
  • Obesidade
    5324 palavras | 22 páginas
  • Literatura infantil
    9821 palavras | 40 páginas