Teoria da liderança situacional de hersey e blanchard

Páginas: 30 (7420 palavras) Publicado: 30 de setembro de 2012
TEORIA DA LIDERANÇA SITUACIONAL DE HERSEY E BLANCHARD: UMA FERRAMENTA DE ENSINO NA ECEME

Autor: Paulo Fernando Curci Curti – Maj Eng

Credenciais: - Curso de Altos Estudos Militares na Escola de Comando e Estado-Maior do Exército; - Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais na Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais; -.Curso de Formação de Oficiais na Academia Militar das Agulhas Negras; a funçãode Supervisor -.Desempenhou Internacional de Desminagem da OEA na MARMINCA; - Cursos de Extensão da UNICAMP em: . Avaliação de Comportamento; . Diagnóstico do Processo Grupal e; . Vivências Sócio-Dinâmicas.

2

RESUMO

A liderança, ao longo da História, sempre esteve atrelada aos grandes militares e estadistas, sendo aplicada de modo empírico e muitas vezes como algo nato de algumas pessoas.Com o advento das ciências comportamentais, a liderança passou a ser estudada sob outros enfoques, bem como a ter um destaque muito grande para a eficiência e a eficácia de todos os setores das atividades humanas. Dessa maneira, ela foi testada e aplicada em empresas, em instituições, em escolas e até mesmo nas famílias, onde se comprovou a existência de técnicas eficientes e eficazes para o seudesenvolvimento. A liderança é um requisito essencial para a profissão militar e passível de ser ensinada, em razão disso, há algum tempo a Força Terrestre também vem implementando o seu ensino nos Estabelecimentos de Ensino Militar, sem, no entanto, fazer uso adequado de uma técnica ou teoria, já testada e adotada, inclusive por outros exércitos do mundo, que sirva de ferramenta para construireste conhecimento. A Teoria da Liderança Situacional dos autores Paul Hersey e Kenneth Blanchard vem ao encontro da necessidade de se fornecer uma ferramenta de ensino para a liderança, principalmente ao aluno da ECEME, que se encontra em uma fase de maturidade profissional adequada à absorção e emprego dessa técnica. Além disso, as diversas atividades que serão desenvolvidas pelo Of QEMA implicarãoem diferentes situações nas quais será necessária a utilização constante da habilidade humana de interagir com pessoas ou grupos distintos na tentativa de influenciá-los. A teoria citada analisa e maneja todas essas variáveis envolvidas em uma determinada situação, possibilitando um aumento na probabilidade de êxito dessas interações.

Palavra-chave: Liderança. Ensino. ECEME

3

1INTRODUÇÃO O presente trabalho versa sobre o tema: “A Teoria da Liderança Situacional de Hersey e Blanchard: uma ferramenta de ensino na ECEME”. A Introdução da dissertação visa realizar uma ambientação geral do trabalho, elencando os principais fatores da sua importância, da justificativa para a sua realização, do objetivo que se pretende alcançar e da estrutura organizada para se chegar a esse intento.1.1 A IMPORTÂNCIA Um relatório da Associação Americana de Administração constatou que a maioria de duzentos gerentes consultados concordou ser a habilidade mais importante aquela que lhe permite conviver, interagir e liderar as pessoas. Nessa pesquisa, os entrevistados consideraram tal habilidade muito mais importante que a inteligência, a determinação, o conhecimento ou as habilidades profissionaisde uma forma geral. Na cultura latina isso é mais evidente uma vez que a proximidade das pessoas é valorizada e até estimulada, onde características dessa habilidade como a empatia, o cultivo de relacionamentos e a sensibilidade são importantes e têm um alcance desde a área profissional, passando pela social e chegando até a familiar. Outro fator de importância ligado ao tema liderança está naeficiência e eficácia das organizações. Hoje, esses fatores estão condicionados diretamente ao sucesso dos seus líderes em conduzir seus liderados na direção dos objetivos da organização. Isso torna os recursos humanos e a habilidade de liderá-los seu principal capital. No meio militar isso se avulta ainda mais de importância, pois a liderança é uma das essências da profissão. Desde cedo, nas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Liderança situacional e o modelo de hersey & blanchard
  • Lideranca situacional
  • Liderança situacional
  • Liderança situacional
  • Liderança situacional
  • Liderança situacional
  • Liderança Situacional
  • Liderança Situacional

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!