Teoria da inteligencias múltiplas

Páginas: 12 (2821 palavras) Publicado: 22 de abril de 2013
Teoria inteligências multiplas
Resumo
Este artigo apresenta uma introdução à teoria da Inteligência Cognitiva, abordando aspectos que envolvem a inteligência humana como um todo. A Inteligência Cognitiva é originária da Ciência Cognitiva que é formada por diversas áreas, constituindo uma ciência interdisciplinar.
A Teoria das Inteligências Múltiplas estuda o desenvolvimento de diversashabilidades, o indivíduo dispõe de graus variados de cada uma das inteligências (lógico-matemático; lingüística; musical; espacial; intrapessoal; interpessoal e naturalista).
O papel da escola é desenvolver estas habilidades reconhecendo que cada indivíduo é ímpar, pois as inteligências se manifestam de diferentes maneiras, bem como em diferentes níveis.
O processo de ensino e aprendizagem é um atocomunicante, co-participado que exige do docente comprometimento existencial, do qual nasce autêntica solidariedade entre educador e educandos.
O processo de avaliação deve avaliar o indivíduo em todos os seus domínios (habilidades), avaliar todos os seus avanços, ou seja, construções que fez.
A Inteligência Emocional caracteriza a maneira como as pessoas lidam com suas emoções e no meio em queestão inseridas.

Palavras-chave: Formação Humana, Educação, Inteligências Múltiplas, Psicopedagogia, Emoção.

1. INTRODUÇÃO
Sabemos que o ser humano em sua natureza aprende de várias formas, sendo que a sociedade há milhares de anos vêm optando por um ou outro método de ensino no processo educacional do ser humano. Mas, todavia, é preciso saber diferenciar os métodos dentre as teorias. Hámuito tempo se aplica a teoria da aprendizagem, que atua com hipóteses e modelos de como esse “ser humano” aprende, e métodos pedagógicos, que descrevem as maneiras que se deve proceder conforme a situação apresentada.
Evidenciam-se diariamente as transformações tecnológicas, humanas e sócio-culturais e de pensamento ocorridas nos últimos anos. A escola, em sua grande maioria, não tem acompanhadoesses avanços e permanece atuando com base em conceitos/ações pedagógicas antigas. A capacitação dos jovens para o mercado é o maior reflexo deste distanciamento. A geração atual de educandos convive numa rotina com recursos modernos, como por exemplo, multimídia, que os atrai muito mais do que os poucos recursos utilizados nas escolas. Dentro desse contexto, é importante que se estude novos meiosde estimular educandos para o processo de aprendizagem.
Dentre os utilizados no Brasil destacam-se estudiosos e teóricos da pedagogia como: Piaget, Freinet, Montessori e Waldorf. Começaram a se difundir as idéias do norte-americano Howard GARDNER, especializado em educação e neurologia pela Universidade de Harvard.
Já a Inteligência Emocional, como assim denominada por Daniel Goleman, reúnedentre vários fatores a auto-estima, a insegurança, a ansiedade, como fatores fundamentais para administrar bem, ou não, as emoções e ter sucesso em sua vida profissional e pessoal. Sua teoria tem grande repercussão mundial afirma, por exemplo, que pessoas inseguras não discutem as regras estabelecidas, e por esse motivo, afastam-se das idéias criativas e do sucesso. O grande desafio de sua teoriapara os pais e educadores é redescobrir o papel das emoções, em um mundo até então voltado totalmente para a razão.

2. A Teoria das Inteligências Múltiplas

A Teoria das Inteligências Múltiplas enfatiza a importância de não se ver a inteligência como uma idéia unidimensional, mas sim como uma série de sete inteligências independentes. As sete inteligências habilitam o indivíduo a “executartransformações e modificações de suas percepções” e “a recriar aspectos das suas experiências” (GARDNER, 1983; p.183)

"Uma inteligência implica na capacidade de resolver problemas ou elaborar produtos que são importantes num determinado ambiente ou comunidade cultural. A capacidade de resolver problemas permite à pessoa abordar uma situação em que um objetivo deve ser atingido e localizar a rota...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Teoria da inteligências múltiplas
  • A teoria das inteligências múltiplas
  • Teoria das inteligencias multiplas
  • A Teoria das Inteligências Múltiplas
  • Teoria das inteligencias multiplas
  • A teoria das inteligencias multiplas
  • TEORIA DAS INTELIGÊNCIAS MULTIPLAS
  • Teoria das inteligências múltiplas de gardner

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!