Teoria da história.capítulo 2 os fundadores lucien febvre e marc bloch

660 palavras 3 páginas
ASSOCIAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR DA VITÓRIA DE SANTO ANTÃO - AESVISA
FACULDADES INTEGRADASDAVITÓRIA DE SANTO ANTÃO -
FAINTVISA.
COORDENAÇÃO DE ESTUDOS SOCIAIS.
CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM HISTÓRIA - VI PERÍODO.

Teoria da história.

VITÓRIA
2011.

Capítulo 2
Os fundadores Lucien Febvre e Marc Bloch

Movimento dos Annales, na primeira geração teve como seus líderes Lucien Febvre e Marc Bloch, que trabalharam juntos durante vinte anos.
Nos anos iniciais, Febvre era aluno na Escola Normal Superior, onde o ensino era ministrado através de seminários e aulas expositivas. Paul Vidal de la Blache, geógrafo, estava muito interessado em contribuir com sociólogos e historiadores, e para isso, ele fundou uma revista conhecida como Annales de Géographie em 1981. Lucien Febvre escreveu uma tese de doutorado sobre uma determinada região no final do século XVI, a Franche-Comté, enquanto era governada por Felipe II, da Espanha, o nome da tese era Philippe II ET la Franche-Comté, onde Febvre não se preocupava, apenas, com as questões políticas mas também com a “feroz luta entre classes rivais”, o que pode nos dar uma idéia de uma construção marxista, porém é muito diferente de Marx, pois ele descreve a luta de classes “como um conflito econômico de idéias e sentimentos tanto quanto um conflito econômico” (1911, apud BURKE, 1990, p.17)
Marc Bloch, também freqüentou a École Normale. Teve bastante influência do sociólogo Émile Durkheim. Ele se interessava muito por política contemporânea, mas acabou se especializando em história medieval. Assim como Febvre, que tinha um comprometimento com a geografia bastante forte, Bloch possuía um compromisso bastante intenso com a sociologia. Os dois pensavam de um jeito interdisciplinar. “Bloch, por exemplo, insistia na necessidade de o historiador regional combinar as habilidades de um arqueólogo, de um paleógrafo, de um historiador de leis (...)”. Esses dois historiadores se conheceram quando ambos foram nomeados para

Relacionados