Teoria da história.capítulo 2 os fundadores lucien febvre e marc bloch

Páginas: 3 (660 palavras) Publicado: 13 de junho de 2011
ASSOCIAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR DA VITÓRIA DE SANTO ANTÃO - AESVISA
FACULDADES INTEGRADASDAVITÓRIA DE SANTO ANTÃO -
FAINTVISA.
COORDENAÇÃO DE ESTUDOS SOCIAIS.
CURSO DE LICENCIATURA PLENA EMHISTÓRIA - VI PERÍODO.

Teoria da história.

VITÓRIA
2011.

Capítulo 2
Os fundadores Lucien Febvre e Marc Bloch

Movimento dos Annales, na primeira geração teve como seus líderes Lucien Febvre eMarc Bloch, que trabalharam juntos durante vinte anos.
Nos anos iniciais, Febvre era aluno na Escola Normal Superior, onde o ensino era ministrado através de seminários e aulas expositivas. PaulVidal de la Blache, geógrafo, estava muito interessado em contribuir com sociólogos e historiadores, e para isso, ele fundou uma revista conhecida como Annales de Géographie em 1981. Lucien Febvreescreveu uma tese de doutorado sobre uma determinada região no final do século XVI, a Franche-Comté, enquanto era governada por Felipe II, da Espanha, o nome da tese era Philippe II ET la Franche-Comté,onde Febvre não se preocupava, apenas, com as questões políticas mas também com a “feroz luta entre classes rivais”, o que pode nos dar uma idéia de uma construção marxista, porém é muito diferente deMarx, pois ele descreve a luta de classes “como um conflito econômico de idéias e sentimentos tanto quanto um conflito econômico” (1911, apud BURKE, 1990, p.17)
Marc Bloch, também freqüentou a ÉcoleNormale. Teve bastante influência do sociólogo Émile Durkheim. Ele se interessava muito por política contemporânea, mas acabou se especializando em história medieval. Assim como Febvre, que tinha umcomprometimento com a geografia bastante forte, Bloch possuía um compromisso bastante intenso com a sociologia. Os dois pensavam de um jeito interdisciplinar. “Bloch, por exemplo, insistia nanecessidade de o historiador regional combinar as habilidades de um arqueólogo, de um paleógrafo, de um historiador de leis (...)”. Esses dois historiadores se conheceram quando ambos foram nomeados para...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Fichamento do livro a história em migalhas: dos annales à nova história ( 2
  • Lucien Febvre
  • Resumo marc bloch capitulo 2( livro )
  • Citações do cap 2 apologia da historia marc bloch
  • Marc bloch
  • Marc Bloch
  • Marc Bloch
  • Marc bloch

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!