Teoria da Firma

Páginas: 5 (1191 palavras) Publicado: 11 de agosto de 2013
FACULDADE DE DESENVOLVIMENTO E INTEGRAÇÃO REGIONAL
ANA CLÉIA FERREIRA DE QUEIROZ GOMES











TRABALHO DE CONCLUSÃO DE DISCIPLINA
TEORIA DA FIRMA










BEZERROS-PE
JUNHO 2013
ANA CLÉIA FERREIRA DE QUEIROZ GOMES








APLICABILIDADE DA TEORIA DAS FIRMAS E DO DESENVOLVIMENTO















BEZERROS – PE
JUNHO 2013
ResumoNeste TCD vou falar sobre a Teoria da Firma que se preocupa em analisar e estudar o andamento e o comportamento da firma, sendo ela uma pequena parte dentro da economia mas que tem suma importância, nela vamos ver a Teoria da Produção, Teoria dos Custos de Produção e os Rendimentos da Firma.





















Sumário

Introdução....................................................................................................................1
Teoria da Produção .....................................................................................................2
Teoria dos Custos .......................................................................................................3
Conclusão...................................................................................................................7
Referências .................................................................................................................8




















Introdução


A economia se preocupa em explicar as escolhas das firmas, neste caso, teremos uma visão de como as empresas decidem quanto e como produzir equais aspectos se relacionam com essa decisão.
A compreensão dessa ideia permite aos gestores das empresas tomarem decisões com base em avaliações mais consistentes, entendendo como elas se relacionam com importantes variáveis que determinam a produção.
Vale destacar, que análises mal realizadas e avaliações mal feitas, com relação à produção, sem base lógica oudesconsiderando a racionalidade econômica, podem levar a importantes prejuízos, sejam por acúmulos desnecessários de estoques, sejam por gastos em excesso, comprometendo o caixa ou deixando de atender pedidos.















1
Teoria da Produção


A importância da teoria da Produção reside no fato de que seus princípios gerais nos proporciona as bases para analisar os custos e asofertas dos bens produzidos e também se constituem peças fundamentais para a análise dos preços e do emprego dos fatores de produção bem como da alocação desses fatores entre os diversos usos alternativos na economia.

Função da produção

É a relação que mostra qual a quantidade máxima obtida do produto a partir do montante utilizados dos fatores de produção.
É possível representar a funçãoprodução analiticamente de seguinte maneira:

onde q é a quantidade produzida do bem ou serviço num determinado período de tempo e x1,x2...xn, identificam as quantidades utilizadas de diversos fatores de produção.

Onde y= quantidade produzida do bem x por unidade de tempo.
k= quantidade utilizada de capital.
l= quantidade utilizada de mão de obra.
2= valordo parâmetro que mede o conhecimento tecnológico.

Dada a função de produção acima, se l= 121 trabalhadores, k=25 máquinas:


2




Fatores Fixos

São aqueles cujas quantidades não variam quando o produto varia. Ex. Aluguel, as instalações da empresa e a tecnologia.

Fatores Variáveis

São aqueles cujas quantidades utilizadas variam quando o volume de produção varia. Ex.quando aumenta a produção, são necessários mais trabalhadores e maior quantidade de matérias-primas.
Mas qualquer fator fixo, a logo prazo pode variar. Portanto, a definição de fatores fixos e variáveis, está ligado ao conceito de curto e logo prazo.

Produtividade Média e Marginal

Produtividade Média do fator: É o resultado do quociente da quantidade total produzida pela quantidade...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Teoria da firma
  • Teoria da firma
  • Teoria Da Firma
  • A TEORIA DA FIRMA
  • teoria da firma
  • TEORIA FIRMA
  • teoria de firma
  • Teoria da Firma

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!