teoria da educação dermival saviano

2778 palavras 12 páginas
HYPERLINK "http://midiacidada.org/projeto/" ITE E O PROJETO 1818 A 1870
1871 A 1889
1889 A 1934
1934 A 1980
1981 A 2018
ETC.Dermeval Saviani: A pedagogia revolucionária
Por Gustavo Barreto (*)

A primeira edição de “Escola e democracia”, de Dermeval Saviani, data de 1983, em momento histórico posterior ao de Paulo Freire e seu“Educação como prática da liberdade”. Saviani encontra, por isso mesmo, possibilidades de reflexão sobre o processo pedagógico que são certamente diferentes, encontrando contudo pontos em comum com Freire.
Saviani parte da confecção de um panorama das teorias da educação. O autor fala em dois grandes grupos ao tratar do problema da marginalidade.
O primeiro grupo (teorias não-críticas) entende a educação como um instrumento de equalização social e, portanto, de superação da marginalidade. Ela reforça os laços sociais, promove a coesão e garante a integração de todos os indivíduos no corpo social (é fundamentalmente educativa). Nesta perspectiva, a educação é autônoma.
O segundo grupo (teorias crítico-reprodutivistas) entende a educação como instrumento de discriminação social e, portanto, ela própria fator de marginalização. Essencialmente marcada pela divisão entre grupos e classes antagônicas (é fundamentalmente política). O grupo ou classe que detém a maior força é dominante por se apropriar dos resultados da produção social e produz necessariamente marginalização. Nesta perspectiva, a função básica da educação é a reprodução da sociedade. (p.3-4)
Teorias não-críticas
A partir dos séculos XVIII e XIX, a educação se tornou essencial para países como a Prússia, a França e a Inglaterra, em um processo que lembra o aprendizado da informática nos dias atuais, em termos sociais. Tratava-se sobretudo de uma necessidade da industrialização à época, e de uma demanda do capitalismo na contemporaneidade.
Na cartilha liberal, portanto, a educação se torna um direito de todos e dever do Estado, parte de uma metodologia para

Relacionados