Teoria da contingencia

Páginas: 7 (1741 palavras) Publicado: 16 de maio de 2014

Teoria da Contingência
A palavra contingência significa algo incerto ou eventual, que pode suceder ou não, refere-se a uma proposição que só pode ser conhecida pela experiência e pela evidência e não pela razão.
A teoria da Contingência surgiu por meio de vários estudos realizados na década de 1960 feitos para identificar qual o modelo de estrutura organizacional para determinados tipos deempresas. Esses estudos foram contingentes ao explicarem como as organizações agem diante de diferentes condições que variam de acordo com o ambiente ou contexto que as empresas operam.
De uma maneira geral a teoria enfatiza que o que acontece dentro das empresas é relativo, ou seja, depende do modo como as organizações trabalham e também do ambiente externo e que existe uma relação entrecondições do ambiente e técnicas administrativas. Segundo Chiavenato em vez de uma relação de "causa e efeito" entre as variáveis do ambiente (independentes) e as variáveis administrativas (dependentes), existe uma relação funcional entre elas. Essa relação funcional é do tipo "se-então" e pode levar a um alcance eficaz dos objetivos da organização.

Pesquisa de Alfred Chandler
Chandler Alfred D.Chandler, foi um professor de Administração e História Económica na Harvard, realizou seu estudo a partir de quatro grandes empresas americanas: DuPont, General Motors, Standard Oil Co. e a Sears Roebuck & Co. Ele estudou a adaptação contínua da estrutura dessas empresas às suas estratégias. Através dessa pesquisa, Chandler constatou que a estrutura organizacional foi sendo determinada gradativamentepela estratégia mercadológica. As grandes organizações passaram por processos de desenvolvimento envolvendo quatro fases distintas:
Acumulação de recursos – integração vertical – economia de escala
Racionalização do uso dos recursos – Plan. Org. Coordenação
Continuação do crescimento – diversificação – P & D
Racionalização do uso dos recursos em expansão – Un. de Negócios



Pesquisa deLawrence e Lorsch
Lawrence e Lorsch, professor de gestão e relações humanas em Harvard, fez a pesquisa que originou a Teoria da contingencia e nela foram estudados empresas de plásticos, alimentos e contêineres. Concluíram que as questões fundamentais da adaptação das empresas ao seu ambiente referem-se a dois aspectos básicos:
DIFERENCIAÇÃO – as empresas se dividem em subsistemas ou departamentos,cada um desempenhando uma função específica relacionada a um contexto ambiental também específico (marketing, produção, finanças, etc.)
INTEGRAÇÃO – a pressão exercida pelo ambiente leva a organização a buscar a integração e coordenação interna de seus departamentos para responder adequadamente às pressões e demandas ambientais. A diferenciação e integração requeridas referem-se à predição doambiente da empresa. Quanto mais a atuação da empresa se aproximar das características requeridas pelo ambiente, maiores serão suas chances de sucesso
Pesquisa de Joan Woodward

Joan Woodward, foi uma socióloga industrial inglesa, ficou famosa ao organizar uma pesquisa para saber se os princípios de administração propostos pelas teorias administrativas se relacionavam com o êxito do negócio quandocolocados em prática.
Essa pesquisadora fez um estudo envolvendo 100 empresas com tamanhos entre 100 e 8000 colaboradores. Investigou se os princípios de administração propostos pelas teorias administrativas correlacionavam-se com o êxito dos negócios quando postos em prática. Classificou as empresas em três grupos, de acordo com a tecnologia de produção utilizada: Produção Unitária ou Oficina;Produção em Massa ou Mecanizada; Produção em Processo Contínuo ou Automatizada e concluiu que, desenho organizacional é profundamente afetado pelo tipo de tecnologia adotada. A previsibilidade da produção depende do tipo de tecnologia utilizada. Quanto mais automatizada, mais previsível. Organizações com operações estáveis requerem estruturas mais burocráticas ou mecanísticas, ao contrário das...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Teoria da contingencia
  • Teoria da contingência
  • Teoria da contingência
  • TEORIA DAS CONTINGENCIAS
  • TEORIA DA CONTINGENCIA
  • Teoria da Contingência
  • teoria da contingencia
  • Teoria da contingencia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!