Teoria da Contingência

Páginas: 6 (1341 palavras) Publicado: 17 de setembro de 2014
UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ
CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS - CECIESA
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO - 1º PERÍODO (NOTURNO)
DISCIPLINA: TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO










TEORIA DA CONTINGÊNCIA








ITAJAÍ
2013
1. INTRODUÇÃO
A Teoria da Contingência aborda os mais recentes estudos da Teoria da Administração sem deixar de considerar as contribuições de todas asteorias anteriores, e faz isso coordenando os princípios básicos da administração, dos quais podemos destacar: as tarefas, as estruturas, as pessoas, a tecnologia e o ambiente.
A abordagem contingencial salienta que não se atinge os objetivos de forma eficaz seguindo um único modelo ou diretriz, ou com um procedimento padrão para todas as circunstancias, mas sim através de adaptações às diversasvariáveis internas e externas. Tudo é composto de variáveis, sejam situacionais, circunstanciais, ambientais, tecnológicas, econômicas, etc;
Essa teoria enfoca as organizações de dentro para fora colocando o ambiente como fator primordial na estrutura e no comportamento das organizações.

2. TEORIA DA CONTINGÊNCIA
2.1. Aspectos Gerais
Na teoria da contingência as condições de ambiente é que causamtransformações no interior das organizações. Ou seja, o ambiente explica o fenômeno organizacional. Há quem negue esta influência total do ambiente sobre a organização. O argumento é que a influência sobre a organização é ditada não pelo ambiente, mas apenas pelo que interessa diretamente a organização, isto é, a tecnologia existente no ambiente.
Uma característica relevante da teoria dacontingência é a de que não se consegue um alto nível de sofisticação organizacional com a aplicação de um só modelo, ou seja, não há uma só forma de tornar uma organização eficaz e eficiente. Haverá sempre diferentes alternativas para o encaminhamento de estudos, problemas e carências organizacionais.
A teoria da contingência apresenta os seguintes aspectos básicos:
A organização é de naturezasistêmica, isto é, ela é um sistema aberto;
As características organizacionais apresentam uma interação entre si e com o ambiente.
As características ambientais são as variáveis independentes, enquanto as características organizacionais são variáveis dependentes daquelas.

2.2. ORIGENS
A origem da Teoria da Contingência se deu pela pesquisa de Lawrence e Lorsch sobre a confrontação da organizaçãoversus ambiente. Os dois pesquisadores, preocupados com as características que devem ter as empresas para enfrentar com eficiência as diferentes condições externas e tecnológicas, fizeram a pesquisa com dez empresas em diferentes meios industriais. O resultado final do estudo encaminhou a problemática organizacional para dois aspectos básicos: diferenciação e integração.
As pesquisas, cada qualisoladamente, pretendiam confirmar se as organizações mais eficazes seguiam os pressupostos da Teoria Clássica. Os seus resultados conduziram a uma nova concepção de organização: a estrutura da organização e o seu funcionamento são dependentes das características do ambiente externo. Não há um único e melhor jeito (the best way) de organizar.
As condições sob as quais as empresas trabalham são ditadas“de fora” delas, isto é, do seu ambiente. As contingências externas oferecem oportunidades e imperativos ou restrições e ameaças que influenciam a estrutura organizacional e os processos internos das empresas.
2.3. PESQUISA DE LAWRENCE E LORSCH SOBRE AMBIENTES
LAWRENCE E LORSCH fizeram uma pesquisa sobre o defrontamento entre organização e ambiente que marca o aparecimento da Teoria daContingência. A diferenciação parte da relação que cada subsistema da organização tem unicamente com o que lhe é relevante. Se os ambientes específicos diferirem quanto as demandas que fazem, aparecerão diferenciações na estrutura e nas abordagens empregadas pelas unidades ou subsistemas
O conceito de integração é justamente o oposto do conceito anterior. Integração refere-se ao processo gerado por...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Teoria da contingencia
  • Teoria da contingência
  • Teoria da contingência
  • TEORIA DAS CONTINGENCIAS
  • TEORIA DA CONTINGENCIA
  • Teoria da Contingência
  • teoria da contingencia
  • Teoria da contingencia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!