Teoria da Contigência relacionada ao caso Havaianas

405 palavras 2 páginas
Introdução
A Palavra Contingencial refere-se a uma proposição que só pode ser conhecida pela experiência e pela evidência, e não pela razão.
“A abordagem contingencial explica que existe uma relação funcional entre as condições do ambiente e as técnicas administrativas apropriadas para o alcance eficaz dos objetivos da organização”.(CHIAVENATO, 2004, P 504)
Após pesquisas sobre práticas administrativas, Burns e Stalker chegaram a conclusão que há dois tipos de organizações, as Mecanicistas e as Orgânicas.
A Organização Mecanicista é caracterizada pela formalidade, com um organograma detalhada e muito rígido, há pouca comunicação entre os setores, tendo uma forte centralização de poder.
Já a Orgânica se baseia mais na Teoria das Relações Humanas, possuindo relações mais flexíveis no trabalho, decisões descentralizadas e maior confiabilidade nas comunicações informais.
O modelo mecânico é mais frequente em empresas mais estáveis, com pouca inovação tecnológica, com demandas regulares e previsíveis. O modelo orgânico é uma opção para um meio ambiente turbulento, com alta taxa de inovação e um mercado caracterizada por uma forte concorrência.
Empresas com organização sistêmica, isto é, abertas, tendem a sofrer muitas consequências externas, como foi o caso da Havaianas, que sofreu muito com a alta taxa da inflação, e perdeu espaço com o consumidor devido a concorrência e ao estereótipo de calçado de pessoas de baixa renda.
Empresas com esse tipo de crise tendem a adotar o Modelo Orgânico, pois precisam se adaptar a condições ambientais instáveis, e seus problemas já não podem ser fragmentados e espalhados entre especialistas com hierarquia definida. Os colaboradores fazem suas tarefas específicas de acordo com o conhecimento geral que tem da empresa.
E no macroambiente tudo que acontece no ambiente geral afeta diretamente a empresa, se a concorrência se desenvolve melhor tecnologicamente acaba obrigando a organização a melhorar suas tecnologias e a se

Relacionados