Teoria da Contigência

Páginas: 8 (1899 palavras) Publicado: 21 de outubro de 2014
9740903810
Ana Lucia Painkow;Beatriz Taina;
Juliana Oliveira; Letícia Magalhães;Thaiana Eve.
Trabalho de Gestão da Qualidade
Palmas- TO
2013
Ana Lucia Painkow;Beatriz Taina;
Juliana Oliveira; Letícia Magalhães;Thaiana Eve.
Trabalho apresentado como requisito da disciplina de Gestão da Qualidade do curso técnico de Edificações integrado ao Ensino Médio do Instituto Federal de Educação,Ciência e tecnologia do Tocantins/Palmas, sob orientação do Professora Laura.
Palmas-TO
2013
Sumário
TOC \o "1-3" \h \z \u Teoria daContingência PAGEREF _Toc361075064 \h 4Origens PAGEREF _Toc361075065 \h 4Pesquisa de A. Chandler Jr. PAGEREF _Toc361075066 \h 5Pesquisa de T. Burns e G.M. Stalker PAGEREF _Toc361075067 \h 6Pesquisa de F. E. Emery e E.L. Trist: PAGEREF _Toc361075068 \h 7Pesquisa deP.R.Laurence e J.W. Lorsch PAGEREF _Toc361075069 \h 9Conclusão PAGEREF _Toc361075070 \h 10
Teoria daContingênciaA Teoria da contingência ou Teoria contingencial enfatiza que não há nada de absoluto nas organizações ou na teoria administrativa. Tudo é relativo. Tudo depende. A abordagem contingencial explica que existe uma relação funcional entre as condições do ambiente e as técnicasadministrativas apropriadas para o alcance eficaz dos objetivos da organização. As variáveis ambientais são variáveis independentes, enquanto as técnicas administrativas são variáveis dependentes dentro de uma relação funcional. Na realidade, não existe uma causalidade direta entre essas variáveis independentes e dependentes, pois o ambiente não causa a ocorrência de técnicas administrativas. Em vez de umarelação de causa e efeito entre as variáveis do ambiente (independentes) e as variáveis administrativas (dependentes), existe uma relação funcional entre elas. Essa relação funcional é do tipo “se então” e pode levar a um alcance eficaz dos objetivos da organização.
A relação funcional entre as variáveis independentes e dependentes não implica que haja uma relação de causa e efeito, pois aadministração é ativa e não passivamente dependente na prática da administração contingencial. O reconhecimento, diagnóstico e adaptação à situação são certamente importantes, porém, eles não são suficientes. As relações funcionais entre as condições ambientais e as práticas administrativas devem ser constantemente identificadas e especificadas.
OrigensA Teoria da Contingência nasceu a partir de umasérie de pesquisas feitas para verificar quais os modelos de estrutura organizacionais mais eficazes em determinados tipos de indústrias. Essas pesquisas e estudos foram contingentes na medida em que procuravam compreender e explicar o modo pelo quais as empresas funcionavam em diferentes condições. Estas condições variam de acordo com o ambiente ou contexto que as empresas escolheram como seu domíniode operações. Em outras palavras, essas condições são ditadas de acordo com o seu ambiente externo. Essas contingências externas podem ser consideradas como oportunidades ou como restrições que influenciam a estrutura e os processos internos das organizações. Pesquisas foram realizadas na década de 1960 sobre a relação entre modelos de estruturas organizacionais e a eficácia em determinados tiposde indústria. Os resultados surpreenderam, pois indicava que não havia uma forma melhor ou única, e sim que tanto a estrutura quanto o funcionamento das organizações dependiam da relação com o ambiente externo. Abordaremos quatro das principais pesquisas.Pesquisa de A. Chandler Jr.Alfred D. Chandler,Jr(GuyencourtDelaware,EUA,15 de setembro de 1918-Massachusetts,9 de maio de 2007)foi um professorde administração e história econômica na Harvard Business School.
Pesquisou sobre estratégia e estrutura organizacional envolvendo o processo histórico das grandes empresas Du Pont, General Motors, Sears e Standard Oil. A conclusão de Chandler é de que, na historia industrial dos últimos cem anos, a estrutura organizacional das grandes empresas americanas foi sendo gradativamente determinada...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Teoria da contigência
  • Teoria da contigencia
  • Teoria da contigencia
  • Teoria da contigencia
  • Teoria da contigencia
  • Teoria da Contigência
  • Teoria das Contigencias
  • teoria da contigencia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!