TEORIA DA CONTABILIDADE

Páginas: 4 (904 palavras) Publicado: 18 de setembro de 2013



TEORIA DA CONTABILIDADE



1) Do ponto de vista técnico Contábil, o que é Conta?

Conta é o nome técnico dado aos componentes patrimoniais (bens, direitos, Obrigações e PatrimônioLíquido) e aos elementos de resultado (despesas e receitas). É através das Contas que a Contabilidade consegue desempenhar o seu papel. Por isso elas devem ser tratadas com muita atenção peloscontabilistas, pois todos os acontecimentos que ocorrem na empresa, responsáveis pela sua gestão, como as compras, as vendas, os pagamentos, os recebimentos, são registrados em livros próprios através das Contas.2) Todas as contas utilizadas pela contabilidade dividem-se em dois grupos. Quais são esses grupos?

a) Contas Patrimoniais, e
b) Contas de Resultado.

3) No Ativo encontramos contas querepresentam que espécie de elemento?

O ativo compreende os bens e direitos da entidade expressos em moeda: Caixa, Bancos ( ambos constituem disponibilidade financeiras imediatas); Imóveis, Veículos,Equipamentos, Mercadorias, Títulos a Receber, Clientes, são alguns dos bens e direitos que uma empresa normalmente possui.

4) No Passivo encontramos contas que representam que espécie de elemento?O passivo compreende basicamente as obrigações a pagar, isto é, as quantias que a empresa deve a terceiros: Títulos a Pagar, Contas a Pagar, Fornecedores, Salários a Pagar, Impostos a Pagar,Hipotecas a Pagar, estas são algumas obrigações assumidas normalmente por uma entidade.

5) Para que servem as contas de Resultado?

As contas de resultado são aquelas que representam as Despesas eReceitas. Caso as receitas obtidas superem as despesas incorridas, o Resultado do período contábil será positivo (lucro), que aumenta o Patrimônio Líquido. Se as despesas forem maiores que as receitas,ocasiona um prejuízo que diminuirá o Patrimônio Líquido.

6) O que é exercício social ou exercício contábil?

Compreende períodos de igual duração em que a empresa opera, geralmente tem...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Teoria da contabilidade
  • Teoria da contabilidade
  • Teoria da contabilidade
  • Teoria da contabilidade
  • Teoria da contabilidade
  • Teoria da contabilidade
  • Teoria da contabilidade
  • Teoria da contabilidade

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!