Teoria da contabilidade

Páginas: 10 (2405 palavras) Publicado: 25 de março de 2012
Introdução à Economia

Introdução à Economia

O QUE APRENDEMOS NO CAP. I
Definição de Economia O problema económico tem origem nas necessidades ilimitadas do ser humano e nas limitações dos recursos existentes para a satisfação daquelas. Se os indivíduos pudessem obter tudo que desejassem, não haveria economia e os bens existentes no mundo seriam abundantes ou livres. O que se entende,porém, por economia ? “ Economia é a ciência social que estuda como o indivíduo e a sociedade decidem ( escolhem ) empregar recursos produtivos escassos na produção de bens e serviços, de modo a distribuí-los entre as várias pessoas e grupos da sociedade, a fim de satisfazer as necessidades humanas.”

PROBLEMAS ECONÓMICOS
Da escassez dos recursos ou factores de produção, associada às necessidadesilimitadas do homem, originam-se os chamados “problemas económicos fundamentais”. O quê e quanto produzir : dada a escassez de recursos de produção, a sociedade terá de escolher, dentro do leque de possibilidades de produção, quais produtos serão produzidos e as respectivas quantidades a serem fabricadas; Como produzir : a sociedade terá de escolher ainda quais recursos de produção serão utilizadospara a produção de bens e serviços, dado o nível tecnológico existente; Para quem produzir : a sociedade terá também de decidir como seus membros participarão da distribuição dos resultados de sua produção.

Introdução à Economia

Introdução à Economia

SISTEMAS ECONÓMICOS
Um sistema económico pode ser definido como sendo a forma política, social e económica pela qual está organizada umasociedade. É um particular sistema de organização da produção, distribuição e consumo de todos os bens e serviços que as pessoas utilizam buscando uma melhoria no padrão de vida e bem-estar. Os elementos básicos de um sistema económico são: factores de produção – aqui se incluem os recursos humanos ( trabalho e capacidade empresarial ), o capital, a terra, as reservas naturais e a tecnologia;unidades produtivas ou de produção – as empresas; conjunto de instituições políticas, jurídicas, económicas e sociais – que são a base da organização da sociedade.

OS FLUXOS DO SISTEMA ECONÓMICO
Durante o processo de produção, em que são obtidos bens e serviços, as unidades produtivas remuneram os factores de produção por elas utilizados: * pagam salários aos seus trabalhadores; * aluguer pelasinstalações que ocupam; * juros pelos financiamentos obtidos e distribuem lucros aos seus proprietários. Essa remuneração é recebida pelos proprietários dos factores de produção e permite-lhes adquirir os bens e os serviços de que necessitam.

1

Introdução à Economia

Introdução à Economia

OS FLUXOS DO SISTEMA ECONÓMICO
Pode-se dizer, portanto, que num sistema económico existem dois fluxos.# O primeiro é o Fluxo real , formado pelos bens e serviços produzidos no sistema económico, que também recebe o nome de Produto . # O segundo é o Fluxo nominal ou monetário, formado pelo pagamento que os factores de produção recebem durante o processo produtivo. Esses dois fluxos tem um significado muito importante para a teoria económica.

OS FLUXOS DO SISTEMA ECONÓMICO
As empresas e asfamílias são entidades económicas, formadas pelas unidades produtivas, no caso das empresas, e pelas pessoas que consomem bens e serviços e possuem os factores de produção, no caso das famílias. Um sistema económico é formado por mais duas entidades: o sector público, ou governo, e o resto do mundo, ou sector externo. Para facilitar o raciocínio, consideraremos apenas as empresas e as famílias. Podemosrepresentar esquematicamente esses fluxos, através do designado “circuito económico”.

Introdução à Economia

Introdução à Economia

O CIRCUITO ECONÓMICO
Mercados dos bens e serviços Procura de bens e serviços Famílias Oferta de factores produtivos Rendimento (remunerações dos factores produtivos) Procura de factores produtivos Custo Mercados dos factores produtivos Oferta de bens e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Teoria da contabilidade
  • Teoria da contabilidade
  • Teoria da contabilidade
  • Teoria da contabilidade
  • Teoria da contabilidade
  • Teoria da contabilidade
  • Teoria da contabilidade
  • Teoria da contabilidade

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!