Teoria da comunicação

Páginas: 29 (7036 palavras) Publicado: 5 de março de 2013
A trajetória e os paradigmas da Teoria da Comunicação


1. As diversas correntes que compõem a Teoria da Comunicação


O que é normalmente conhecido como Teoria da Comunicação diz respeito a uma tradição de estudos e pesquisas que se inicia no começo deste século. O que não significa que, até este momento específico, não se estudava a comunicação. Por exemplo, os estudos de Aristótelessobre a retórica podem ser identificados como estudos sobre a comunicação.
A Sociologia[1], enquanto ciência, tem um surgimento datado: o século XVIII, época em que a vida social torna-se um problema, um objeto de estudo. Ou seja, são características da realidade social vivida no momento - o ritmo violento das mudanças no fim do feudalismo e início do capitalismo; a industrialização; a vida fabril;a urbanização; a mudança de costumes - que determinam a configuração de uma atividade reflexiva e um conjunto de estudos sistemáticos voltados para um problema específico: a sociedade.
O que se deu com a Sociologia, repetiu-se com a Comunicação. Como esclarece França[2], “se a reflexão sobre a comunicabilidade, a atividade comunicativa do homem, preocupou os pensadores desde a AntigüidadeClássica, a nossa Teoria da Comunicação é bem recente. Na verdade, o desenvolvimento de estudos mais sistemáticos sobre a comunicação é conseqüência antes de tudo do advento de uma nova prática de comunicação: a comunicação de massa, realizada através de meios eletrônicos, possibilitando o alcance de audiências de massa, a supressão do tempo e da distância”.
É a partir, portanto, do surgimento dosmeios de comunicação de massa e das indagações que eles colocaram - o jornalismo de massa, no fim do século XIX, e, no início do século XX, o rádio e o cinema, atingindo as grandes audiências - que podemos falar numa Teoria da Comunicação, que seria o conjunto de estudos e pesquisas sobre as práticas comunicativas. Este conjunto, contudo, não constitui um corpo homogêneo ou contínuo mas, antes,representa uma multiplicidade de conhecimentos, métodos e pontos de vista bastante heterogêneos e discordantes.
Diversos autores se debruçaram sobre a Teoria da Comunicação numa tentativa de sistematizá-la ou classificá-la. Não é objetivo deste trabalho apresentar ou discutir essas classificações. Recorrer-se-á, apenas, em alguns momentos, a alguma delas. Nosso objetivo aqui é o de apresentar atrajetória da Teoria da Comunicação, identificando escolas e momentos mais representativos.

1.1. A origem dos estudos: a pesquisa norte-americana

Os primeiros estudos sobre a comunicação de massa acontecem nos Estados Unidos, na década de 30, a partir de uma demanda pragmática, mais política do que científica - determinando uma problemática de estudos que não foi colocada pelo interessecientífico. Contratados por diversas instituições para resolver problemas imediatos relativos às questões comunicativas - daí o caráter instrumental desse tipo de pesquisa -, pesquisadores como Lasswell, Lazarsfeld, Lewin e Hovland deram início ao que Wolf[3] chamou de communication research, ou a longa tradição de análise em comunicação.
Schramm[4] coloca que “quatro homens são normalmenteconsiderados os ‘pais fundadores’ da pesquisa sobre comunicação nos Estados Unidos: dois psicólogos, um sociólogo e um cientista político”. O autor, referindo-se a Paul Lazarsfeld, Kurt Lewin, Harold Lasswell e Carl Hovland, identifica que “estas quatro correntes de influência” são “perceptíveis na pesquisa de comunicação nos Estados Unidos”, ou seja, a partir das obras destes quatro autores, e dos várioscentros de pesquisa criados para estudar a comunicação, se desenvolve toda a pesquisa norte-americana.
Lazarsfeld, sociólogo formado em Viena, chegou aos Estados Unidos em 1932 e executou diversos estudos sobre a audiência e os efeitos dos meios de comunicação de massa, centrado nas questões eleitorais, de campanhas e da influência pessoal em relação à dos meios coletivos. Katz e Klapper,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • TEORIAS DA COMUNICAÇÃO
  • Teoria da comunicação
  • Teorias da Comunicação
  • Teoria da comunicaçao
  • Teoria da comunicaçao
  • Teoria da Comunicação
  • Teoria da Comunicação
  • Teorias da Comunicação

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!