Teoria da comunicação

Páginas: 6 (1483 palavras) Publicado: 20 de novembro de 2010
FACHA - Faculdades Integradas Hélio Alonso.

(V.A) TEORIA DA COMUNICAÇÃO
Professor:Pedro Muratt
Aluno: Elias de Mesquita maciel
Matrícula: 20101381
Turma: E

1- A cidade é sempre a imagem do caos, pelo menos as grandes cidades. É o lugar onde alguém vai vai nascer ou morrer a qualquer momento, que alguém vai buscar uma oprtunidade de vida, seja ela lícita ou não, são a evidenciaçãode contrastes sociais dentro de uma mesma sociedade que está em mutação constante e pela individualidade de seus moradores garantem o anonimato dos cidadões causando feitos diversos na atitude dos indivíduos e dando forma heterogênea na sua totalidade. Para nós, Viventes das grandes cidades como é o nosso Rio de Janeiro; por sermos contaminados por estas luta da linearidade com a "perfeitadesordem"(note que digo perfeita desordem, pois sou fruto deste meio e para mim é uma desordem essencial) que nos torna escravos destas contradições para nos sentirmos em paz, ou seja, para o indivíduo concebido deste fato, é funcional que haja o caos, que é a sua normalidade.O caos pode ser elucidado nos referindo à poluição típica das grandes cidades modernas, seja ela sonora, visual, atmosférica ouqualquer outra que é o espetáculo perfeito, que foge a linearidade e causa essa comunicação intensa. Note que em nossa sociedade o que nos diverte, o que nos atrai, o que nos faz felizes é fugir da ordem linear, o que acontece por exemplo no nosso carnaval onde vivenciamos a quebra de conceitos e há o caos evidenciado e externizado pelos foliões.
Em " Ode Triunfal", Fernando Pessoa narra umacidade mutante da sociedade moderna, expondo o caos instituida, suas características espetaculares e sua infuência na vida do autor e cidadãos daquela cidade. Vejamos trechos que expoem essa espetacularização da cidade:

Ah, e a gente ordinária e suja, que parece sempre a mesma,
Que emprega palavrões como palavras usuais,
Cujos filhos roubam às portas das mercearias
E cujas filhas aos oitoanos -- e eu acho isto belo e amo-o! --“Ó multidões quotidianas nem alegres nem tristes das ruas”

“Deixai-me partir a cabeça de encontro às vossas esquinas,
E ser levantado da rua cheio de sangue
Sem ninguém saber quem eu sou!”

“Alterações de constituições, guerras, tratados, invasões,
Ruído, injustiças, violências, e talvez para breve o fim,
A grande invasão dos bárbaros amarelospela Europa,
E outro Sol no novo Horizonte! ”

“Ó fazendas nas montras! ó manequins! ó últimos figurinos!
Ó artigos inúteis que toda a gente quer comprar!
Olá grandes armazéns com várias secções!
Olá anúncios eléctricos que vêm e estão e desaparecem!
Olá tudo com que hoje se constrói, com que hoje se é diferente de ontem! ”

2- As narrativas citadinas embora "conversem entre si"em vários aspéctos, heterogenizam-se quando referidas da centralidade e sua periferia, vemos diversas possibilidades estampadas em suas dissertações em ambos, e particularidades quando abrange as mediações. Os grandes centros sempre mostrados de forma interessantíssima e fulgazmente exposta em todas suas "pseudo-qualidades". Suas mediações sempre influênciadas pela novidade que chega primeiros aomeio e aceito como boa evolução inconsientemente. Exemplo em "Ode Triunfal":

Horas europeias, produtoras, entaladas
Entre maquinismos e afazeres úteis!
Grandes cidades paradas nos cafés,
Nos cafés -- oásis de inutilidades ruidosas
Onde se cristalizam e se precipitam
Os rumores e os gestos do Útil
E as rodas, e as rodas-dentadas e as chumaceiras do Progressivo!

É esplêndido ouso deste título por Fernado Pessoa : "Ode Triufal" pois eplicita a suma desta característica citadina. é fácil enteder as narrativas citadinas em suas co-relações é só ler minha resposta da questão 1:

"A cidade é sempre a imagem do caos, pelo menos as grandes cidades. É o lugar onde alguém vai vai nascer ou morrer a qualquer momento, que alguém vai buscar uma oprtunidade de vida, seja ela...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • TEORIAS DA COMUNICAÇÃO
  • Teoria da comunicação
  • Teorias da Comunicação
  • Teoria da comunicaçao
  • Teoria da comunicaçao
  • Teoria da Comunicação
  • Teoria da Comunicação
  • Teorias da Comunicação

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!