teoria da comunicação

Páginas: 2 (277 palavras) Publicado: 17 de setembro de 2014
Teoria da comunicação - Efeitos da mídia, evolução dos meios de comunicação e cultura de massa. (Industria Cultural)

A partir da primeira guerra questões foramlevantadas sobre como a informação estava sendo distribuída para a massa, através do telegrafo, telefone cinema e radio.
A mídia então pode perceber o seu grande podersobre a população, e assim usava a propaganda para influenciar as pessoas, e seus efeitos na sociedade.
Muitos estudos então começaram a ser feitos para pesquisar maissobre os efeitos da mídia a partir da década de 30, e médicos e psicólogos chegaram a conclusão que a propaganda usa “estratégias de necessidade” como uma de suasprincipais técnicas para formar uma opinião publica a respeito de algo ou alguém.
Ate então na década de 30 a noção de públicos era muito regrada, a concepção dessa ideia foiantecipada por Tarde, segundo ele "pode-se fazer parte de vários públicos ao mesmo tempo". Por exemplo, a mesma pessoa que frequenta a igreja regularmente e se encaixa nopublico consumidor de cultura nacional e religiosa, assiste novela quando chega em casa que é considerada uma cultura de massa. Essa ideia mostra a realidade policultural.

Na indústria cultural e na cultura de massa existem relações como a cultural ser um modo de produção dos bens culturais e bens de consumo, e a de massa tem umacultura que faz uso de símbolos e produtos para identificação especifica das pessoas.
A cultura de massa se diferencia na questão da sua mensagem, se caracteriza tambémpela transmissão dessas mensagens, que são apresentadas para um publico que tem o mesmo desejo de consumo de produtos “universais”, assim como citado no texto.
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • TEORIAS DA COMUNICAÇÃO
  • Teoria da comunicação
  • Teorias da Comunicação
  • Teoria da comunicaçao
  • Teoria da comunicaçao
  • Teoria da Comunicação
  • Teoria da Comunicação
  • Teorias da Comunicação

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!