teoria da comunicação

Páginas: 5 (1219 palavras) Publicado: 11 de agosto de 2013
Teoria da Comunicacao



Teoria Hipodérmica
Esta teoria surgiu entre a Primeira e a Segunda Guerra Mundial, e consiste na ideia de que a mídia lança uma informação que é imediatamente aceita e espalhada pela sociedade de massa, que não se comunica entre si, nem cria novas interpretações. Em meio ao totalitarismo político, essa teoria conseguiu fazer com que o líder direcionasse e unisse asociedade em torno de um ideal comum. A sociedade de massa era manipulada.
 
Modelo de Lasswell
Consiste em analisar o canal e os 5 "Qs". É uma continuação mais elaborada da teoria Hipodérmica, com os seguintes propósitos: Quem, diz o quê, por que canal, com queefeito, a quem
 
Teoria da Persuasão 
Essa teoria vai de encontro com a teoria hipodérmica, pois consiste na ideia de que osindivíduos não aceitam prontamente as informações pelas quais são submetidos pela mídia. A sociedade possui filtros psicológicos e individuais que irão gerar diferentesinterpretações das informações passadas pela mídia. Não há manipulação das massas, mas sim Persuasão.
 
Teoria Empírica de Campo
É uma continuidade a teoria da Persuasão, e combina os elementos psicológicos do indivíduo, aoselementos sociológicos da sociedade. As mensagens midiáticas dividem espaço com outras forças presentes na vida social, como a religião, a família e a política. A persuasão depende do contexto social na qual a sociedade está inserida.
 
Teoria Funcionalista
Esta teoria estuda as funções exercida pela comunicação na sociedade. Nessa etapa, a comunicação deixa de ser massiva, e passa a ser dirigida a segmentosespecíficos. A sociedade tem integração interpessoal, na qual divide-se desejos e trocas de informações. Percebe-se que a sociedade busca satisfazer suas necessidades, e se começa a direcionar os esforços de comunicação para suprir esses desejos.
 
Teoria Crítica
Esta teoria surgiu com a Escola de Frankfurt, para explicar a consciência dos trabalhadores industriais. Ela segue a linha marxista,e seus principais idealizadores são Theodor Adorno e Max Horkheimer. A teoria acompanha o surgimento do Rádio e contestam a Cultura de Massa. Surge a indústria cultural.
 
Teoria Culturológica
Esta teoria foi criada em 1960, segundo a qual a mídia aliena a massa. Procura definir a natureza da cultura das sociedades contemporâneas e resulta na ideia de que a cultura de massa é parte integranteda cultura nacional, criada pela própria sociedade.
 
Teoria do Agendamento
Esta teoria é uma hipótese, segunda a qual a sociedade é influenciada pela mídia, no momento em que alguns temas são colocados em evidência e outros não, sendo assim, a mídia induz a sociedade acerca do que pensar. O Gatekeeper seria o encarregado em decidir sobre a veiculação de notícias, e o Newsmaking seria oconjunto de rotinas para divulgação de uma notícia.

Comunicacao Online




Instantaneidade
A internet e o rádio são mais instantâneos do que a tv e o jornal. Além disso, é muito fácil, rápido e barato inserir informações online.
 
Memória com grande capacidade
A internet, além de possuir memória com grande capacidade de armazenamento de informações, possui baixo o custo de arquivamento. Tendoem vista essas características, deve-se cuidar para não inserir informações sem a devida revisão prévia.
 
Interatividade
A internet permite maior interatividade com o usuário, pois dirige-se unicamente a ele. Há trocas de informações com um público mais segmentado, que dedica grande parte do seu tempo à internet.
 
Multimediação
A internet tem uma programação específica que une todos ostipos de mídias: texto, imagem, som e cores.
 
Hipertextualidade
A internet permite criar links para outras páginas que explicam melhor o assunto descrito. Assim, o texto pode ser conciso, e ter hiperlinks para assuntos específicos de acordo com o interesse do usuário.
 
Personalização do conteúdo
A internet é um meio rápido de buscar informações específicas acerca de determinado tema.
 ...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • TEORIAS DA COMUNICAÇÃO
  • Teoria da comunicação
  • Teorias da Comunicação
  • Teoria da comunicaçao
  • Teoria da comunicaçao
  • Teoria da Comunicação
  • Teoria da Comunicação
  • Teorias da Comunicação

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!