Teoria da comunicação

Páginas: 21 (5057 palavras) Publicado: 27 de março de 2012
COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO EM LÍNGUA PORTUGUESA
CONCEITOS INICIAIS




A Comunicação


O homem, que a princípio se comunicava apenas com grunhidos e outros sons primitivos, a partir do momento em que passou a viver em sociedade, procurou novas formas de comunicação com seus semelhantes. Adotou a linguagem mímica, passando, a seguir, para a linguagem oral ao descobrir a combinação desons que deram origem às palavras.


A linguagem escrita é uma conquista mais recente do homem. Segundo estudos, os primeiros povos a se utilizarem de sinais e símbolos foram os da Mesopotâmia nos anos 3.500 a.C. Hoje, a comunicação representa um importante processo social permitindo o relacionamento de qualquer grupo ou sociedade e, além de receber influências do meio físico, absorve traçosculturais e psicológicos dos grupamentos humanos.

Apesar do desenvolvimento dos meios de comunicação, com a adoção de aparelhamento técnico especializado, sonoro e visual, a língua verbal é o mais importante meio de comunicação entre pessoas, representando-a individualmente ou reunidas em grupos ou classes. É através dela que se expressam idéias, sentimentos e comportamentos.

Seja qual foro tipo de linguagem - mímica, oral ou escrita - ela reúne um conjunto de código através do qual o emissor (interlocutor 1) se comunica com o receptor (interlocutor 2). Ao decodificar a mensagem, o receptor efetiva a comunicação. Assim, no processo tem-se um receptor que recebe a mensagem, um emissor que a emite e um canal de comunicação, que é o meio físico através do qual ela é transmitida. Paraque exista a mensagem é preciso um tema, isto é, um motivo, que é a própria razão da comunicação.

Exemplo de comunicação visual:

1)Faixas amarelas contínuas em uma estrada de rodagem.
Emissor: Departamento Nacional de Trânsito.
Canal de comunicação: Visual.
Mensagem: É proibido ultrapassar.
Código: Sinal gráfico.
Tema: Impedir acidentes de trânsito nas estradas, através da proibiçãoaos motoristas de ultrapassagens perigosas, Isto é, sem visibilidade adequada.

2)Semáforo de pedestres.
Emissor: Departamento Nacional de Trânsito
Canal de Comunicação: Visual.
Mensagem: Siga.
Código: Língua portuguesa.
Tema: Evitar atropelamentos


Exemplo de comunicação auditiva:

1)O Mar. Composição de Dorival Caymmi.
Emissor: Estação de Rádio.
Canal de comunicação: Auditivo.Mensagem: O mar... Quando quebra na praia... É bonito... é bonito... O mar... Pescador quando sai nunca sabe se volta nem sabe se fica... Quanta gente perdeu seus maridos seus filhos nas ondas do mar
Código: Língua portuguesa.
Tema: A Bahia, seu povo, seu drama, sua luta, sua poesia.




A Língua Escrita

A escrita é um meio de expressão e de comunicação entre os seres humanosresponsável pelo levantamento da história de antigas civilizações que a utilizavam. Através dela foram possibilitados estudos antropológicos, uma vez que a linguagem oral, na maioria das vezes, se perdeu no tempo.


Os povos da Mesopotâmia foram os primeiros a se comunicar através de sinais e símbolos encontrados nas cavernas que datam de 3.500 a.C. Os egípcios, igualmente, deixaram em túmulos deseus reis e nobres, símbolos no ano 3.000 a.C. através dos quais se levantou a história dessa desenvolvida civilização. Na Índia, as gravações datam de 2.500 a.C. O primeiro alfabeto surgiu em Canaã, no ano de 1.400 a.C., dando origem aos alfabetos aramaico, hebreu, grego e, posteriormente, latino.


Alguns povos simplificaram sua escrita. Outros conservaram ideogramas e pictogramas. Algunsabsorveram o alfabeto já existente em grupos sociais e o adaptaram, como é o caso dos coreanos.


O meio e a cultura influenciaram o desenvolvimento da linguagem que não permanece estática. Palavras e conjuntos de sinais utilizados pelo ser humano em sua comunicação mudam de significado com o passar do tempo e, enquanto palavras caem em desuso, surgem outras novas. Para isso, contribuem as...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • TEORIAS DA COMUNICAÇÃO
  • Teoria da comunicação
  • Teorias da Comunicação
  • Teoria da comunicaçao
  • Teoria da comunicaçao
  • Teoria da Comunicação
  • Teoria da Comunicação
  • Teorias da Comunicação

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!