Teoria da cognção

1628 palavras 7 páginas
PIAGEL

Assimilação: Um organismo em desequilíbrio busca um novo estado de equilíbrio utilizando o mecanismo da assimilação através do qual, o sujeito incorpora os desafios e as informações do meio aos esquemas mentais já existentes Assim, a assimilação representa uma tentativa continua de integração de aspectos experienciais aos esquemas previamente estruturados.
Acomodação: depois de assimilar, o organismo faz uso da acomodação, através da qual incorpora uma nova informação e modifica a estrutura mental já existente para dar conta de dominar um novo objeto do conhecimento.
Em síntese, podemos dizer que toda experiência assimilada a uma estrutura de idéias já existentes (esquemas) pode provocar uma transformação nesses esquemas, ou seja, gerar um processo de acomodação. O balanço entre assimilação e acomodação foi chamado por Piaget de adaptação ou equilibração.
EX:Imaginemos que uma criança está aprendendo a reconhecer os animais. No entanto, até o momento, o único animal que ela conhece e tem organizado esquematicamente é o cachorro. Assim, podemos dizer que o esquema que criança possui em sua estrutura cognitiva é o de cachorro. Quando ela conhece outro animal semelhante, por exemplo, um cavalo, ela o assimilara como cachorro. Neste momento um adulto entra em cena e diz: isto não é um cachorro, é um cavalo! À medida que ela passa a diferenciar o cavalo do cachorro, ocorre o processo de acomodação
Para Piaget, a inteligência teria uma natureza biológica. Tal premissa pode ser exemplificada pela afirmação de que o desenvolvimento respeita determinados estágios, obedecendo uma sequência fixa, universal e invariável. Através da sua epistemologia genética, Piaget elucidou que o desenvolvimento da inteligência nos seres humanos ocorre sucessivamente por meio dos seguintes estágios: Estágio Sensório-Motor (0 aos 2 anos) - nesse estágio ocorreria a construção do universo real e a criança lidaria com ele a partir da ação e das percepções, por isso a

Relacionados