Teoria da ciontigencia

1287 palavras 6 páginas
ORIGEM DA TEORIA DA CONTINGÊNCIA
A teoria da contingência surgiu a partir de varias pesquisas feita para verificar os modelos das estruturas organizacionais mais eficazes em determinados tipos de empresa.
As pesquisas eram feitas isoladamente, pretendiam confirmar se as organizações mais eficazes seguiam os princípios da Teoria Clássica, como a divisão do trabalho e a especialização do operário, ênfase na estrutura - com a tradicional hierarquia de autoridade, visão microscópica do homem, ou seja, aquela administração mecanicista.
Podemos dizer que essas pesquisas foram contingentes, no sentido em que procuram compreender e explicar o modo como às empresas funcionavam em diferentes condições que variam de acordo com o ambiente ou contexto que a empresa escolheu como seu domínio de operação. Ou seja, podemos dizer que essas condições são ditadas de fora da empresa, isto é, do seu ambiente. Essas contingências externas podem ser consideradas oportunidades e imperativos ou restrições e ameaças que influenciam a estrutura e os processos internos da organização.
O ambiente È tudo aquilo que envolve externamente uma organização (ou um sistema). É o contexto dentro do qual uma organização está inserida. Como o ambiente È vasto, envolvendo tudo o mais ao redor da organização, ele pode ser analisado em dois segmentos:
Ambiente Geral: È o macroambiente, ou seja, o ambiente genérico e comum a todas as organizações. O ambiente geral È constituído de um conjunto de condições semelhantes para as organizações. As principais dessas condições são: condições tecnológicas, econômicas, políticas, legais, demográficas, ecológicas e culturais.
Ambiente de tarefa: È o ambiente mais próximo e imediato de cada organização. É o segmento do ambiente geral do qual uma determinada organização extrai as suas entradas e deposita suas saídas. Ele é constituído por: fornecedores de entradas, clientes ou usuários, concorrentes e entidades reguladoras.
O grande problema com que as

Relacionados