Teoria da Burocrácia

Páginas: 13 (3069 palavras) Publicado: 23 de outubro de 2013












TEORIA DA BUROCRACIA










UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO – UNINOVE
SÃO PAULO – 2011








TEORIA DA BUROCRACIA


Trabalho para compor a 2ª nota de avaliação
da disciplina Teoria Geral da Administração
do Curso Superior da Universidade Nove de Julho

Orientadora: Profª Sonia Francisca Monken de Assis



UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO –UNINOVE
SÃO PAULO – 2011


SUMARIO

























Introdução

Iremos neste trabalho mostra a teoria burocrática de Max Weber e como ela impacta na gestão dos dias de hoje.
Mostraremos alguns pontos positivos e os dilemas e disfunções de sua Teoria.
Abordaremos uma Teoria que vem em contrapartida a Teoria Clássica e das Relações Humanas devido a suafragilidade e parcialidade.
Mostraremos a necessidade de um modelo organizacional racional, capaz de caracterizar todas as variáveis envolvidas, como o comportamento dos membros participante da organização.





















1.0 Origem da Teoria da Burocracia

A teoria da burocracia no que refere-se à administração de empresas desenvolveu-se por volta dos anos 40,principalmente pela fragilidade e parcialidade tanto da Teoria Clássica quanto da Teoria das Relações Humanas que não tinham uma abordagem global integrada que envolvem-se os problemas das organizações.
Também pela necessidade de um modelo organizacional racional que fosse capaz de englobar todas as variáveis envolvidas, como por exemplo, o comportamento dos membros que participam dela.
Esta teoria diz queum individuo pode ser pago para agir e comportar-se de uma maneira pré-estabelecida, que deve ser explicada exaustivamente, não permitindo que suas emoções interfiram no seu desempenho.
A burocracia é um modelo organizacional que se baseia na racionalidade, ou seja, adequar os meios aos objetivos, a fim de garantir a máxima eficiência para alcançar os objetivos.2.0 Burocracia como Forma de Organização

A burocracia existe hoje, como uma base do moderno sistema de produção.
Weber diz que o sistema moderno de produção, racional e capitalista, não se deu às mudanças tecnológicas nem das relações de propriedades como fala Karl Marx, mas de um novo conjunto de normas, normas sociais e morais, isso podemos ver em seu livro “Ética Protestante” o trabalho durocomo dádiva de DEUS.
Com isso Verificou que o capitalismo, a burocracia (como forma de organização), e a ciência moderna constitui três formas de racionalidade. (ou sociedades???)






















3.0 Tipos de Sociedade

Weber distingue três tipos de sociedades, que seriam elas a sociedade tradicional, sociedade carismática e sociedade legal, racional ou formal.Abaixo iremos mostrar os diferentes tipos de sociedade segundo Max Weber.


3.1 Sociedade Tradicional

È a sociedade onde prevalece o tipo de sociedade patriarcal e patrimonialista, como a família, o clã, a sociedade medieval.

3.2 Sociedade Carismática

Sociedade onde predominam características místicas, arbitrárias e personalísticas, como nos grupos revolucionários, nos partidos políticos,nas nações em revolução etc.


3.3 Sociedade Legal, racional ou burocrática.

Sociedade onde predominam normas impessoais e racionalidade na escolha dos meios e dos fins, como nas grandes empresas, nos estados modernos, nos exércitos etc.







4.0 Tipos de Autoridade

Para cada tipo de sociedade modifiquei Weber vê um tipo de autoridade e para ele autoridade é a obediência de umaordem ou comando especifico.
Autoridade representa poder instituído, poder que pode exercer a influencia sobre outras pessoas.
Este poder pode influenciar pessoas a fazerem suas vontades dentro de uma relação social, mesmo que encontre qualquer forma de resistência.
O poder, portanto, é a possibilidade de imposição de arbítrio por parte de uma pessoa sobre a conduta das outras. A autoridade...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Teoria da burocracia
  • Teoria da burocracia
  • Teoria da Burocracia
  • Teoria Da Burocracia
  • Teoria da burocracia
  • Teoria da burocracia
  • Teoria da burocracia
  • TEORIA DA BUROCRACIA

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!