Teoria da afetividade e cognição de Wallon

Páginas: 4 (862 palavras) Publicado: 21 de janeiro de 2015
Henri Paul Hyacinthe Wallon (1879-1962) foi um médico, filósofo e psicólogo frânces que viveu num período marcado por muita turbulência social e política como as duas guerras mundiais, o avanço dofascismo, as guerras para a libertação das colônias na África e as revoluções socialistas. Engajado, manifestava simpatia pelos regimes socialistas, se envolveu num movimento contra o fascismo e chegoua ser perseguido pela Gestapo, tendo que viver na clandestinidade. Neste contexto dedicou boa parte de seus estudos a conhecer o psiquismo humano a partir de uma perspectiva genética, o que justificaseu interesse pelo desenvolvimento infantil, já que é na infância que se concentra a gênese da maioria dos processos psíquicos. Acreditava que entre a psicologia e a pedagogia deveria haver umacontribuição recíproca. Defendia um estilo de educação voltado para o ser integral, ou seja, um tipo de educação que buscasse desenvolver o ser cognitiva, motora e afetivamente possibilitando assim atenderas necessidades das crianças em todos esses níveis, promovendo um desenvolvimento integral da pessoa, permitindo a formação da pessoa completa.
Ao contrário do que propõe a tradição intelectualistado ensino, uma pedagogia inspirada na psicogenética walloniana não considera o desenvolvimento intelectual como a meta máxima e exclusiva da educação. Considera-a, ao contrário, meio para a meta maiordo desenvolvimento da pessoa, afinal, a inteligência tem status de parte no todo constituído pela pessoa. (GALVÃO, 2007, p. 98 apud FERREIRA; ACIOLY-RÉGNIER, 2010, p. 34).
Para Wallon o afetivo, ocognitivo e o motor coexistem e atuam de forma integrada. Ele vê o processo de evolução como sendo produto de uma interação biológica com o ambiente (meio social) movimentada de forma ora centrípeta(para si, para dentro), ora centrífuga (para fora). Há portanto uma incessante interação entre o sujeito e o seu meio. Com isso podemos identificar o diferencial da idéia de Wallon em comparação com...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Afetividade e cognição
  • afetividade, cognição
  • Afetividade e Cognição
  • afetividade e cognição
  • Afetividade wallon
  • Afetividade de Wallon
  • A Iportância da Afetividade no Processo de Cognição
  • Afetividade Henry Wallon

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!