teoria da adonistração

658 palavras 3 páginas
Karl Marx

Intelectual revolucionário , filósofo, um dos mais importantes historiadores da humanidade, economista, teórico político , jornalista e comunista. Defendia o comunismo e criticava firmemente o capitalismo , chamava-o de “ ditadura da burguesia”. Suas teorias sobre a sociedade , a economia e a política , ficaram conhecidas como marxismo , afirmava que as sociedade humanas progridem através da luta de classes : um conflito entre a classe burguesa e um proletariado , que fornece a mão de obra para a produção. Marx argumentou que a sociedade socialista seria governada pela classe trabalhadora a qual ele chamou de “ditadura do proletariado”, ele acreditava que o socialismo viria a dar origem a uma apátrida , uma sociedade sem classes , chamada de comunismo.
O conceito mais empregado por Marx é o de mais –valia , que ele utilizava para explicar a obtenção dos lucros no sistema capitalista. Sua principal obra é O Capital , que trata de uma extensa análise da sociedade capitalista.

John Maynard Keynes

Economista inglês que consolidou a teoria econômica denominada escola Keynesiana ou Keynesianismo. Em seu livro Teoria Geral do Emprego , do Juro e da Moeda Keynes mostra uma organização político-econômica opostas às concepções liberais , fundamentada na afirmação do Estado como agente indispensável de controle da economia , com objetivo de conduzir a um sistema de pleno emprego. O Keynesianismo também ficou conhecido como “ Estado de bem-estar social “.As ideias de Keynes foram teorizadas e racionalizadas em 1936 , ela é baseada no princípio de que os consumidores aplicam as proporções de seus gastos em bens e poupança. Keynes defendia a tese de que o Estado deveria intervir na fase recessiva dos ciclos econômicos com sua capacidade de imprimir moeda para aumentar a procura efetiva através de déficits do orçamento do Estado e assim manter o pleno emprego.
Vale ressaltar que Keynes não promoveu

Relacionados