Teoria da administraçao

Páginas: 15 (3730 palavras) Publicado: 15 de outubro de 2011
Danilo Silva de Abreu – 10541055-5

A Teoria Geral da Administração
e suas Abordagens

Rio de Janeiro, 2007.
INDICE

Introdução 03
Abordagem Clássica 04
Abordagem Humanística 07
Abordagem Neoclássica 09
Abordagem Estruturalista 12
Abordagem Comportamental 14
Abordagem Sistêmica 17
Abordagem Contingencial 21
Conclusão22
Bibliografia 23
INTRODUÇÃO

Este trabalho visa resumir de modo básico e claro os conceitos que envolvem a Teoria Geral da Administração e suas respectivas abordagens – Clássica, Humanística, Neoclássica, Estruturalista, Comportamental, Sistêmica e Contingencial – tendo por base o livro recomendado pelo professor Evandro e outras fontes de pesquisa que serão mencionadas nabibliografia deste.
Partindo da moderna premissa de que ‘’ Administração é o ato de trabalhar COM e ATRAVÉS de pessoas para realizar os objetivos tanto da organização quanto de seus membros’’, tem-se a noção do aspecto global que o tema exerce na sociedade histórica e atualmente.

ABORDAGEM CLÁSSICA

A origem da Abordagem Clássica da Administração está nas conseqüências geradaspela Revolução Industrial, sobretudo no crescimento acelerado e desorganizado das empresas, e na necessidade de aumentar a eficiência, competência e qualidade das organizações no sentido de obter melhor rendimento possível dos seus recursos e fazer frente à concorrência e competição que se passavam entre as empresas.
Dividiu-se em duas vertentes:
- Administração Científica (FrederickWinslow Taylor, americano).
- Teoria Clássica (Henry Fayol, europeu).
A Administração Científica, ou Taylorismo, surgiu tendo como enfoque a Produção. Taylor percebeu que um operário médio produzia menos do que era potencialmente capaz com o equipamento disponível. Concluiu-se que o operário não produzia mais, pois seu colega também não produzia. Surgia então a necessidade de criar condiçõesde pagar mais ao operário que produz mais.
Através de seu livro “Shop Management” (algo como “gerenciamento de loja”), Taylor defendia pontos de vista como o de que o objetivo de uma boa administração era pagar salários altos e ter baixos custos unitários de produção, ou ainda de que os empregados deveriam ser cientificamente colocados em serviços ou postos em que os materiais e ascondições de trabalho sejam cientificamente selecionados, para que as normas possam ser cumpridas. Itens que hoje em dia são tão vitais para a Administração como o Oxigênio para nossa respiração. Taylor foi pioneiro em sua tarefa, haja vista o colapso no qual se encontravam as empresas no início da Revolução Industrial. Ele, engenheiro norte-americano, conseguiu acompanhar a evolução dos mercados,detectando como problema principal a falta de planejamento das empresas.
Num segundo momento, Taylor concluiu que a racionalização do trabalho do operário deveria ser acompanhada de uma estruturação geral da empresa. Via a necessidade premente de aplicar métodos científicos à administração, para garantir o alcance de seus objetivos de máxima produção a mínimo custo. Essa tentativa de substituir métodosarcaicos e sem fundamento pelos métodos científicos em todos seus sentidos recebeu o nome de Organização Racional do Trabalho (ORT), cujos principais aspectos eram a seleção científica do trabalhador – levando em conta suas aptidões para exercer determinada função -, planos de incentivo salarial, trabalho em conjunto, divisão de planejamento para gerentes e execução para operários, definição decargos e tarefas, atividades de supervisão, busca da eficiência e padronização dos métodos e processos de trabalho. Ou seja, Taylor com a sua ORT foi o primeiro a definir um método, um caminho, uma diretriz para que as empresas passassem a terem resultados como conseqüência de planejamento.
Henry Ford, fundador da Ford Motor Co. é o principal seguidor das idéias de Taylor. Ford criou o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Teoria da Administraçao
  • teoria de administração
  • Teorias da administração
  • Teoria da administração
  • Teoria da administração
  • Teorias da administração
  • Teorias de administração
  • Teoria da administração

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!