Teoria da administração

Páginas: 6 (1378 palavras) Publicado: 7 de abril de 2013
TEORIA NEOCLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO

* Principal autor: Peter F. Drucker (1950)
* Principais características:
* Ênfase na prática da administração.
* Reestruturação dos conceitos Clássicos.
* Ênfase nos objetivos e resultados.

* A teoria Neoclássica é a redenção da teoria clássica devidamente atualizada e redimensionada aos problemas administrativos atuais e ao tamanhodas organizações de hoje.
Se caracteriza por uma forte ênfase nos aspectos práticos da administração e pela busca de resultados concretos e palpáveis, sem se descuidar dos conceitos teóricos. A praticidade embasada nos conceitos visa principalmente a ação administrativa. A teoria só tem valor quando operacionalizada na prática.
Os autores neoclássicos se preocuparam em estabelecer normas docomportamento administrativo. Se baseia na apresentação e discussão de princípios gerais de como planejar, como organizar, como dirigir, como controlar.
Como quase todos os autores da teoria Clássica, os neoclássicos também se preocupam em estabelecer os princípios gerais da administração.
A.P.O. (administração por objetivo), é um método de planejamento e controle administrativo, fundamentado noprincipio de que, para se atingir resultados, a organização precisa antes, definir em que negócio esta atuando e onde pretende chegar.
A administração por objetivos implica em uma técnica sistemática de gerencia.
Forte ênfase é colocada no planejamento e no controle.
* Duas características norteiam a A.P.O. de Drucker:
* As características estruturais e as comportamentais.
*Os executivos fixam alvos à longo prazo e a curto prazo. Os de longo prazo são em geral estabelecidos pelos dirigentes da cúpula.
Os objetivos e metas são expressas como resultados finais e não como tarefas ou atividades.
Os objetivos e metas devem ser coerentes, bem como coordenados nos sucessivos níveis e áreas da organização.
Dá-se ênfase no compromisso próprio dos subordinados em relação àsmetas, isto é, os subordinados preparam suas próprias metas e tornam responsáveis por estas.
Dá-se ênfase a auto análise de desempenho e o conseqüente autocontrole, em relação aos resultados obtidos frente às metas predeterminadas.
Os desvios de resultados em relação às metas provocam auto-correção no desempenho e, se necessário, orientação especifica do superior. Esse sistema envolve umcomportamento cíclico, ou seja, através de feedback proporcionado pela avaliação dos resultados, são permitidos e efetuados correções e ajustes, tendo em vista a eliminação de desvios encontrados durante a implantação ou no controle dos dados apurados e a otimização da empresa como um todo.
TEORIA DE SISTEMAS
A Teoria Geral dos Sistemas surgiu com os trabalhos do biólogo alemão Ludwig Von Bertalanffy,publicadas entre 1950 a 1968.
Essa teoria não busca solucionar problemas ou tentar soluções práticas e sim produzir teorias e formulações conceituais que possa criar condições de aplicações na realidade empírica.
A organização é visualizada nesta toria como um sistema operando em um meio ambiente e dependente dele para obter seus insumos e colocar seus produtos/serviços.
EntradasProcessamento Saídas
Um sistema é definido como um conjunto integrado de partes, íntima e dinamicamente relacionadas, que desenvolve uma atividade ou função e é destinado a atingir um objetivo especifico.
A organização é visualizada como um sistema constituído de subsistemas, que são seus departamentos, equipes etc. Mais do que isso, ela é como um sistema aberto em constante interação com seuambiente externo.
CARACTERÍSTICAS QUE ALICERÇAM A TEORIA:
TOTALIDADE E PROPÓSITO
A totalidade ou globalismo significa que o todo é diferente da soma de suas partes. Em outras palavras, a organização deve ser visualizada como um sistema, isto é, como uma entidade global cujas características são peculiares e distintas das de cada uma de suas partes
Propósito: Toda organização - como todo sistema...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Teoria da Administraçao
  • teoria de administração
  • Teorias da administração
  • Teoria da administração
  • Teoria da administração
  • Teorias da administração
  • Teorias de administração
  • Teoria da administração

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!