TEORIA DA ADMINISTRAÇÃO

Páginas: 11 (2547 palavras) Publicado: 30 de novembro de 2013
FACULDADE ANHANGUERA DE SERTÃOZINHO
CIÊNCIAS CONTÁBEIS – TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO














ATPS
PROF.° WESLEY FERNANDO MISCHIATI BORGES





Nome: Danila Gabriela Fujimoto RA :1158378045
Nome: Éder Aparecido Moreira RA: 2541427900
Nome: Ismael Pereira da Silva RA: 1107315992
Nome: Leide Paula Alves Gombio RA: 3220557366
Nome: RosimeireSilva Mondin RA: 1116293241
Nome: Rosimeire T Sousa Bento RA: 1191434505
Nome: Viviane S de Lima Furtado RA: 2306316600




Sertãozinho
2011



ATPS – TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO


ETAPA 3 - ÊNFASE NA TECNOLOGIA E ÊNFASE NO AMBIENTE

1-Introdução

Com o passar dos tempos, os avanços tecnológicos, científicos, industriais, e humanos, faz com que as organizações busquemcada vez mais o mesmo objetivo: a lucratividade e a competitividade, visando sempre máxima eficiência e eficácia.
Antes da Ênfase na Tecnologia, não havia preocupação com o mercado externo, porém, com o avanço tecnológico, fez-se necessário o estudo e aprofundamento das Teorias Administrativas.
Vimos que Taylor pesquisou base da empresa, enquanto Fayol estudou a estrutura das organizações,também surgiram grupos formais e informais, e a necessidade de se estudar o comportamento do indivíduo.
A partir da teoria do desenvolvimento organizacional, as organizações começaram a valorizar o indivíduo, através de seu conhecimento e a capacidade de gerar idéias.
Interessa-nos neste trabalho, mostrar os benefícios do estudo e da aplicação das Teorias Administrativas utilizadas e aplicadas porestudiosos, como ajudou na interação das empresas com o seu ambiente e também a intensa evolução tecnológica que estamos vivendo nos dias atuais.
Mostraremos através de relatório, a tendência das organizações em busca de informações externas e a necessidade da preocupação em servir a sociedade e seu ambiente, como por exemplo, através da responsabilidade social e o meio ambiente, pois é noambiente que estão os clientes, consumidores, fornecedores, etc.

2- Desenvolvimento

Para compreender melhor sobre o que dispõe as Ênfases na Tecnologia e no Ambiente citaremos as seguintes Teorias:



2.1.Teorias de Sistemas

Hoje com o avanço tecnológico, o termo “sistemas” vem se difundindo na sociedade moderna. A necessidade de se encontrar novos meios para realizar tarefas faz surgirnovas profissões voltadas ao “enfoque sistêmico”, com o objetivo de não somente realizar a tarefa pretendida, mas a realizar com o máximo de eficiência e menor custo possível.
Sistemas podem ser definidos como um conjunto de elementos inter-relacionados que desenvolvem uma atividade ou função para atingir um ou mais objetivos.
A Teoria de Sistemas tem o objetivo de criar possibilidades paravisualizar a organização como um sistema estruturado, dá ênfase ao ambiente valorizando todos os componentes organizacionais e suas inter relações na busca de objetivos comuns.

2.1.1.Parâmetros da Teoria de Sistemas

Segundo Caravantes, para funcionar, os sistemas deverão apresentar os seguintes parâmetros:

2.1.1.1.Insumos ou Entradas (inputs): todo sistema recebe ou importa insumos do ambienteexterno para operacionar. Ex.: Matéria-prima.
2.1.1.2.Operação ou processamento (troughput): todo sistema processa ou converte seus insumos recebidos por meio de subsistemas em algo desejável e esperados e estes são especializados no seu processo. Ex.: Moldar a matéria-prima.
2.1.1.3.Saídas ou resultados (outputs): todo sistema coloca no ambiente externo as saídas ou resultados de suasoperações. Ex.: Produto acabado (carros).
2.1.1.4.Retroalimentação (feedback): é a capacidade do sistema reajustar sua conduta em função do resultado obtido, de modo a manter ou alterar seu desempenho futuro. Ex.: avaliação pelo consumidor e resultado de testes.

2.1.2. Tipos de Sistemas

Chiavenato aborda que, dependendo da circunstância, os sistemas podem ser considerados abertos ou fechados:...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Teoria da Administraçao
  • teoria de administração
  • Teorias da administração
  • Teoria da administração
  • Teoria da administração
  • Teorias da administração
  • Teorias de administração
  • Teoria da administração

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!