Teoria da administração

Páginas: 56 (13756 palavras) Publicado: 3 de outubro de 2012
SUMÁRIO

UNIVERSIDADE ANHANGUERA PORTO SEGURO 2
1. INTRODUÇÃO 4
2. TEORIA CLÁSSICA 7
2.1 Teoria da burocracia 7
2.2 Teoria estruturalista 8
2.3 Teoria das relações humanas 9
2.4 Teoria comportamental ( desenvolvimento organizacional ) 11
2.5 Teoria De Sistemas 12
2.6 Teoria matematica da administração 14
2.7 Teoria Da Tecnologia e Informação 15
2.8 Teoria Contingencial 16
ABORDAGENSEXPLICATIVAS E DESCRITIVAS (SISTEMA ABERTO) 17
Período de referencia 18
ÊNFASE 18
3.1 Tipos de aprendizagem 22
3.2 Aprendizado individual 23
3.3 Visão Taylorista/ Fordista 23
3.4 Aprendizado versus desempenho 24
3.5 GESTÃO DE CONHECIMENTO 26
4. CAPITAL INTELECTUAL 29
4.1 Empresa 31
4.2 Administração 32
4.3 Ambiente 33
4.4 Tecnologia 33
4.5 Estratégia 37
4.6 Administração porobjetivos 40
CONSIDERAÇÕES FINAIS 42
REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS 42





1. INTRODUÇÃO

A história da Administração iniciou-se num tempo muito remoto, mais precisamente no ano 5.000 A.C, na Suméria, quando os antigos sumerianos procuravam melhorar a maneira de resolver seus problemas práticos, exercitando assim a arte de administrar.
Depois no Egito, Ptolomeu dimensionou um sistema econômicoplanejado que não poderia ter-se operacionalizado sem uma administração pública sistemática e organizada. Em seguida, na China de 500 A.C, a necessidade de adotar um sistema organizado de governo para o império, a Constituição de Chow, com seus oito regulamentos e as Regras de Administração Pública de Confúcio exemplificam a tentativa chinesa de definir regras e princípios de administração.Apontam-se, ainda, outras raízes históricas. As instituições otomanas, pela forma como eram administrados seus grandes feudos. Os prelados católicos, já na Idade Média, destacando-se como administradores natos. A Alemanha e a Áustria, de 1550 a 1700, através do aparecimento de um grupo de professores e administradores públicos chamados os fiscalistas ou cameralistas. Os mercantilistas ou fisiocratasfranceses, que valorizavam a riqueza física e o Estado, pois ao lado das reformas fiscais preconizavam uma administração sistemática, especialmente no setor público. Na evolução histórica da administração, duas instituições se destacaram: a Igreja Católica Romana e as Organizações Militares. A Igreja Católica Romana pode ser considerada a organização formal mais eficiente da civilização ocidental.Através dos séculos vem mostrando e provando a força de atração de seus objetivos, a eficácia de suas técnicas organizacionais e administrativas, espalhando-se por todo mundo e exercendo influência, inclusive sobre os comportamentos das pessoas, seus fiéis. As Organizações Militares evoluíram das displicentes ordens dos cavaleiros medievais e dos exércitos mercenários dos séculos XVII e XVIII até ostempos modernos com uma hierarquia de poder rígida e adoção de princípios e práticas administrativas comuns a todas as empresas da atualidade. Difícil é precisar até que ponto os homens da Antiguidade, da Idade Média e até mesmo do início da Idade Moderna tinham consciência de que estavam praticando a arte de administrar. Já no século XX, surge Frederick W. Taylor, engenheiro americano, apresentandoos princípios da Administração Cientifica e o estudo da Administração como Ciência. Taylor procurava uma forma de elevar o nível de produtividade conseguindo que o trabalhador produzisse mais em menos tempo sem elevar os custos de produção. Assim, ele observou que os sistemas administrativos da época eram falhos. A falta de padronização dos métodos de trabalho, o desconhecimento por parte dosadministradores do trabalho dos operários e a forma de remuneração utilizada foram as principais falhas estudadas por Taylor.
A preocupação de Fayol era tentar eliminar o desperdício e das perdas sofridas pelas indústrias americanas e elevar os níveis de produtividade através de métodos e técnicas de engenharia. Ele utilizava técnicas que eram centradas do operário para a direção, através do...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Teoria da Administraçao
  • teoria de administração
  • Teorias da administração
  • Teoria da administração
  • Teoria da administração
  • Teorias da administração
  • Teorias de administração
  • Teoria da administração

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!