Teoria da administração

Páginas: 20 (4761 palavras) Publicado: 27 de abril de 2011
[pic]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

teoria da adminstração
A EVOLUÇÃO DA ADMINISTRAÇÃO DE RH

Brasília
2009

teoria da adminstração
A EVOLUÇÃO DA ADMINISTRAÇÃO DE RH

Trabalho de Conclusão de Curso Teoria da Administração apresentado à UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, como requisito parcial paraa obtenção do título de Tecnólogo em Recursos Humanos.

Orientador: Daisy Amanda de Oliveira

Brasília

2009

Introdução

A ARH surgiu da complexidade das tarefas organizacionais no início do século XX após o forte impacto da Revolução Industrial como uma atividade mediadora entre as organizações e as pessoas, para abrandar ou diminuir oconflito industrial entre os objetivos organizacionais e os objetivos individuais das pessoas, considerados incompatíveis – Relações Industriais.
O conceito de Administração de Recursos Humanos surgiu visualizando as pessoas como recursos produtivos ou meros agentes passivos cujas atividades devem ser planejadas e controladas a partir das necessidades das organizações.Hoje com a globalização da economia e o mundo fortemente competitivo, a tendência que se nota nas organizações bem sucedidas é de não administrar recursos humanos, nem administrar pessoas mas sim administrar com as pessoas.
Através deste trabalho mostraremos sua evolução no decorrer dos tempos juntamente com seus precursores.

Um Pouco de História

[pic]Com a evolução da Administração propriamente dita, surgiu à necessidade de se rever a Administração de Recursos Humanos. Dentro deste contexto, a função de recursos humanos precisou passar por gradativas transformações surgindo assim, várias nomenclaturas ao longo do tempo, eram elas: administração de pessoal, relações industriais e relações humanas. Mais recentemente tem-se: administração derecursos humanos, desenvolvimento de recursos humanos, comportamento organizacional.
Segundo CHIAVENATO (1999) nos tempos atuais as empresas necessitam das pessoas como parceiras da organização, o autor coloca que os empregados contribuem com seus conhecimentos, capacidades e habilidades, proporcionando decisões e ações que dinamizam a organização.
Os profissionais deadministração têm um desafio constante que é a obtenção de vantagem competitiva e o sucesso das organizações depende enormemente do conhecimento, qualificações e habilidades das pessoas.
Desde a transformação de uma economia baseada na agricultura para uma economia industrial no final do século XVIII, muitas mudanças aconteceram, nos últimos tempos ocorreram constantes transformaçõesmundiais que influenciaram excessivamente o desenvolvimento das organizações, conforme citado anteriormente.
Muito se tem exigido do profissional de gestão de pessoas, o que as empresas querem são pessoas capazes de aplicar práticas de RH com o intuito de executar estratégias, operar eficientemente, envolver e comprometer funcionários e gerenciar a mudança gerando valor para a organizaçãoe garantindo bons resultados em um mercado cada dia mais acirrado.
A administração de recursos humanos deve fornecer aos colaboradores boas condições ambientais e organizacionais para que desenvolvam seu trabalho de forma satisfatória.
Apesar da grande evolução do perfil do profissional de RH, ainda encontra-se nas empresas pessoas preocupadas meramente com funçõesburocráticas como folha de pagamento ou com questões legais, isso ocorre principalmente em empresas de pequeno e médio porte que não se adaptam as novas exigências do mercado, os profissionais devem desenvolver um perfil voltado para a liderança estratégica de forma a atender empresas com caráter inovativo.
Segue abaixo um resumo cronológico da evolução da Administração de recursos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Teoria da Administraçao
  • teoria de administração
  • Teorias da administração
  • Teoria da administração
  • Teoria da administração
  • Teorias da administração
  • Teorias de administração
  • Teoria da administração

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!