Teoria da administração

Páginas: 15 (3605 palavras) Publicado: 26 de março de 2012
Curso: Administração Período Letivo: 2011/2 Semestre: 2º
Disciplina: Teorias da Administração.
Professor EAD:




INTRODUÇÃO A TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO, OS PRIMÓRIDIO DA ADMINISTRÇÃO E ABORDAGEM CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO





















































1 INTRODUÇÃO

Ao se tratar da Teoria Geral daAdministração, abordam-se as Teorias administrativas que são, em seu conjunto, um compendio de normas principais que se complementam, para levar a ciência administrativa ao dia-a-dia das pessoas e das organizações como um todo, no intuito de gerar desenvolvimento, com o objetivo precípuo de máxima eficácia e eficiência, gerando produtividade e lucro.
As Teorias Administrativas tiveram sua importânciareconhecida a partir do início do século XX, quando, após o advento e consequência da Revolução Industrial era necessário começar a se produzir em larga escala, principalmente nos países onde a produção de bens era um fato concreto e existia a urgência em organizar e controlar tal produção.
Antes desse período, as indústrias produziam artesanalmente, suas formas de produção eram rudimentares eadotavam normas próprias normas de acordo com as necessidades, independente do lugar ou época em que estivessem inseridas.
A administração como ciência é relativamente recente porque os estudos mais profundos e que realmente mudaram o perfil deste conjunto de conhecimentos, datam do final do século XIX e início do XX, quando trouxeram importância e reconhecimento desta ciência junto às demais,
porquehouve a verificação prática de que o desenvolvimento social e econômico passava pelas organizações, que, conforme fossem administradas, trariam progresso onde estivessem situadas
Portanto, ao se tomar conhecimento da necessidade que atualmente se faz do estudo mais aprofundado da ciência administrativa, e da relevância dada ao mesmo, pode-se considerar que, no contexto social, econômico epolítico no qual se vive não há um único lugar no planeta que não demande ser administrado. Sem os critérios adotados atualmente pela Administração, dificilmente uma organização sobrevive. É necessário o exercício de planejar, organizar, liderar, executar e controlar.
Estas funções básicas são essenciais para o administrador, como condição necessária para entender e atuar no mundo do trabalho do séculoXXI, que passa por mudanças em velocidade extrema.
Os estudiosos de uma forma geral, independente da área do conhecimento que atuam são unanimes em afirmar que há “muita pressa” em buscar soluções para tudo que gera dificuldade em ser resolvido e, pra resolver problemas dessa natureza, somente o conhecimento e as informações geradas por ele poderão dar a certeza de se poder contar sabiamente comas soluções solicitadas.
Diante do exposto, este desafio de aprendizagem tem como objetivo mostrar um pouco do entendimento adquirido por nossa equipe diante das aulas previamente assistidas e mostrar os conhecimentos básicos sobre a ciência da administração nas organizações, principalmente sobre as teorias administrativas. Segundo Chiavenato (2004, p.12), “De certo modo todas as teoriasadministrativas são aplicáveis às situações atuais e o administrador precisa conhecê-las bem para ter à sua disposição um naipe de alternativas adequadas para a situação”.




























2 A ADMINISTRAÇÃO E SUA IMPORTÂNCIA

2.1 PRIMÓRDIOS DA ADMINISTRAÇÃO
Dentre os principais fatos que caracterizam os primórdios da Administração estão os fatos históricos,sociais, políticos e econômicos, caracterizando o cenário no qual estão contidas as organizações do passado.
As características mais marcantes nas organizações, em meados do século XVIII, estavam voltadas ao artesanato, com seus artesãos atuando em pequenas oficinas/escolas e aos profissionais autônomos. Nessa época a sociedade era diferente dos dias atuais.
A Administração recebeu influências...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Teoria da Administraçao
  • teoria de administração
  • Teorias da administração
  • Teoria da administração
  • Teoria da administração
  • Teorias da administração
  • Teorias de administração
  • Teoria da administração

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!