Teoria da administração

Páginas: 8 (1824 palavras) Publicado: 29 de novembro de 2011
EDUARDO SECHAUS DA ROSA

ABORDAGEM DA ADMINISTRAÇÃO
TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO

PROFESSOR EAD. MÔNICA SATOLANI
PROFESSOR PRESENCIAL ROSANA
PROFESSOR-TUTOR ANDRÉ LUÍS NEGRETTO FLORINDO

PELOTAS/RS
2011
SUMÁRIO

Introdução 03
Desenvolvimento
Introdução à Teoria Geral da Administração, os primórdios da Administração e Abordagem Clássica da Administração 04Abordagem Humanística, Neoclássica e Estruturalista da Administração 07
Considerações finais 10
Referências Bibliográficas 11

INTRODUÇÃO

A história da Administração poderia ser contada a partir da evolução humana, pois a ação de administrar é considerada como inerente ao homem e ao trabalho que ele realiza. Assim, na época pré-industrial, o trabalho era realizado de maneiraautônoma pelas próprias famílias, que produziam seus bens de consumo de forma artesanal. Num primeiro momento tais bens eram produzidos para suprir suas próprias carências, e depois para a permuta com outros produtores autônomos. As famílias trabalhavam juntas numa unidade econômica de produção e eram detentoras tanto do capital quanto do conhecimento do ofício.

DESENVOLVIMENTO

ABORDAGEMCLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO

No decorrer da história da humanidade, a administração se desenvolveu muito lentamente. Somente a partir do século XX que ela apresentou um desenvolvimento forte e com inovação.
Atualmente os países desenvolvidos são compostos por sociedade pluralista de organizações (hospitais, indústrias, escolas, comunicações), sendo nelas confiada a maior parte das obrigações sociaiscomo a produção de bens e serviços. Essas organizações, para se tornarem mais eficazes, são administradas por dirigentes. Mas nem sempre foi assim, no final do século XIX a sociedade era composta por poucas e pequenas organizações.
Conforme Chiavenato, já tivemos alguns sinais da prática da administração desde a pré-história, assim como a administração de hoje ainda sofre influencia dos filósofos,da igreja, do militarismo, da revolução industrial, dos economistas liberais, dos pioneiros e empreendedores.
Karl Marx (1818 a 1883) e Fiedrich Engels (1820 a 1895) – propõem uma teoria da origem econômica do estado. Para eles, o homem domina o homem, economicamente e o estado é uma ordem coativa imposta pelos dominantes exploradores. No Manifesto Comunista afirmam que a história da humanidade éuma história de luta de classes.
Marx afirma que os fenômenos históricos são o produto das relações econômicas entre os homens. O marxismo foi a primeira ideologia a afirmar o estudo das leis objetivas do desenvolvimento econômico da sociedade, em oposição a ideais metafísicos.
Já na filosofia moderna, a administração deixa de receber tantas contribuições, pois os filósofos modernos, em suagrande maioria, começam a se afastar dos problemas organizacionais.
James Watt (1736 a 1819) inventou a máquina a vapor. Com isso surgiu uma nova concepção de trabalho, provocando mudanças de ordem econômica, política e social que, em 100 anos foram maiores que todas as mudanças ocorridas no milênio anterior.
No Século XIX ocorreram diversas mudanças e inovações no cenário empresarial. Por volta de1820, nos E.U.A., por exemplo, com o crescimento das ferrovias e posterior urbanização, surgiram novas necessidades de consumo e as empresas de seguros tornaram-se populares.
As atividades eram relacionadas à época (agricultura, agropecuária, construtoras, pesca, ferrovias, etc) e administradas em família.
A partir de 1850, o desenvolvimento ferroviário e urbano criou o mercado do ferro e aço,abrindo portas para as potências econômicas. Nessa época, Rockefeller funda a Standad Oil. Em 1871 a Inglaterra torna-se a maior potência econômica do mundo.
Surgem os trustes: do aço, em 1890, com Carnegié; das conservas, com Swuift e Armour; do cobre, com Guggenheim e do alumínio, com Melo.
Logo a seguir vieram os criadores de impérios (empire builders). Eles compravam ou integravam...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Teoria da Administraçao
  • teoria de administração
  • Teorias da administração
  • Teoria da administração
  • Teoria da administração
  • Teorias da administração
  • Teorias de administração
  • Teoria da administração

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!