Teoria da administração cientifica

Páginas: 11 (2740 palavras) Publicado: 11 de outubro de 2012
Faculdades Integradas Torricelli Anhanguera
















Teoria da Administração
Adm/ Cco 1B




















GUARULHOS
2012

sUmário


Introdução 4

Teoria da Administração Cientifica 5
Teoria das Relações Humanas 8
Teoria da Burocracia 9
Teoria Estruturalista 10
Teoria Comportamental 11
Conclusão 12
Referências 13INTRODUÇÃO Á TEORIA DA ADMINISTRAÇÃO





Este trabalho acadêmico tem como finalidade explanar a importância do conhecimento das Teorias da Administração como ferramenta para identificar e resolver problemasorganizacionais, associando-os a acontecimentos que foram percussores ao surgimento de conceitos como Evento Social em contínuo processo de evolução.




Prof.ª Telmo Marins














GUARULHOS
2012
.





Introdução

Teoria Clássica da Administração.

Enquanto Taylor e outros engenheiros desenvolviam a AdministraçãoCientifica nos Estados Unidos, em 1916 surgiu na França, espraiando-se rapidamente pela Europa, a Teoria Clássica da Administração. Se a Administração Cientifica se caracteriza pela ênfase na tarefa realizada pelo operário, a Teoria Clássica se caracteriza pela ênfase que a organização deveria possuir para ser eficiente. Na realidade

A abordagem básica da Escola da Administração Científica se baseiana ênfase colocada nas tarefas. O nome administração científica é devido à tentativa de aplicação dos métodos da ciência aos problemas da administração a fim de aumentar a eficiência industrial. Os principais métodos científicos aplicáveis aos problemas da administração são a observação e a mensuração. A escola da administração científica foi iniciada no começo do século passado pelo engenheiroamericano Frederick W. Taylor, considerado o fundador da moderna TGA. Taylor teve inúmeros seguidores (como Gantt, Gilbreth, Emerson, Ford, Barth e outros) e provocou uma verdadeira revolução no pensamento administrativo e no mundo industrial de sua época. A preocupação original foi eliminar o fantasma do desperdício e das perdas sofridas pelas industriais e elevar os níveis de produtividade por meioda aplicação de métodos e técnicas da engenharia industrial. Na época, vigorava o sistema de pagamento por peca ou por tarefa. Os patrões procuravam ganhar o Maximo na hora de fixar o preço da tarefa, enquanto os operários reduziam o ritmo de produção para contrabalançar o pagamento por pecas determinado pelos patrões. Isso levou Taylor a estudar o problema de produção para tentar uma solução queatendesse tanto aos patrões como aos empregados.








TEORIA DA ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA

1. PRIMEIRO PERIODO DE TAYLOR

O primeiro período de Taylor corresponde à época da publicação de seu livro Shop management (1903), sobre as técnicas de racionalização do trabalho do operário, por meio do Estudo de Tempos e Movimentos (motion-time Study). Taylor começou por baixo, junto com osoperários no nível de execução, efetuando um paciente trabalho de analise das tarefas de cada operário, decomponho os seus movimentos e processos de trabalho para aperfeiçoá-los e racionalizá-los. Verificou que o operário médio e com o equipamento disponível produzia muito menos do que era potencialmente capaz. Concluiu que se o operário mais produtivo percebe que obtêm a mesma remuneração que oseu colega menos produtivo,acaba se acomodando, perdendo o interesse e não produzindo de acordo com sua capacidade. Daí a necessidade de criar condições de pagar mais ao operário que produz mais. Em essência, Taylor diz, em Shop management, que:
1. O objetivo da administração é pagar salários melhores e reduzir custos unitários de produção.
2. Para realizar tal objetivo, a administração deve...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Teoria da administração científica
  • teoria da Administração Cientifica
  • Teorias da administração classica e cientifica
  • Administração cientifica e teoria clássica
  • Teoria científica da administração
  • Teoria da administração científica
  • resumo teoria da administração cientifica
  • Teoria da Administração cientifica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!