Teoria da administração científica

Páginas: 8 (1782 palavras) Publicado: 5 de abril de 2013
INTRODUÇÃO
Taylor iniciou o seu estudo observando o trabalho dos operários. Sua teoria seguiu um caminho, no qual se deu ênfase a tarefa. Para ele a administração tinha que ser tratada como ciência. Desta forma ele buscava ter um maior rendimento do serviço do operário da época, o qual era desqualificado e tratado com desleixo pelas empresas. Não havia, na época, um interesse por qualificaresses processos de produção. O estudo de “tempos e movimentos” mostrou que um “exército” industrial desqualificado significa baixa produtividade e lucros decrescentes, forçando as empresas a contratarem mais operários. Taylor tinha o objetivo de acelerar o processo produtivo, ou seja, produzir mais em menos tempo, e com qualidade. Taylor pretendia definir princípios científicos para a administraçãodas empresas. Tinha por objetivo resolver os problemas que resultam das relações entre os operários, como conseqüências modificam-se as relações humanas dentro da empresa, o bom operário não discute as ordens, nem as instruções, faz o que lhe mandar fazer. A gerência planeja e o operário apenas executa as ordens e tarefas que lhe são determinadas.

TEORIA DA ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICAFrederick Winslow Taylor (Filadélfia, 20 de Março de 1856 – Filadélfia, 21 de Março de 1915) mais conhecido por Taylor, foi um engenheiro mecânico Americano, veio de uma família de princípios rígidos, e foi educado dentro de uma mentalidade de disciplina, devoção ao trabalho e poupança. Inicialmente técnico em mecânica e operária, formou-se engenheiro mecânico estudando à noite. É considerado o “Pai daAdministração Científica” por propor a utilização de métodos científicos cartesianos na administração de empresas. Seu foco era a eficiência e eficácia operacional na administração industrial.
Sua orientação cartesiana extrema é ao mesmo tempo sua força e fraqueza. Seu controle inflexível, mecanicista, elevou enormemente o desempenho das indústrias em que atuou, todavia, igualmente geroudemissões, insatisfações e estresse para seus subordinados e sindicalistas.
Desenvolveu estudos a respeito de técnicas de racionalização do trabalho dos operários. Suas idéias preconizavam a prática de divisão do trabalho. A característica mais marcante do estudo de Taylor é a busca de uma organização científica do trabalho, enfatizando tempos e métodos e por isso é visto como o precursor da Teoria daAdministração Científica.


Primeiro período de Taylor

Taylor iniciou suas experiências e estudos pelo trabalho do operário e, mais tarde, generalizou as suas conclusões para a Administração geral: sua teoria seguiu um caminho de baixo para cima e das partes para o todo.
Em 1889 quando entrou para a Bethlehem Steel Works iniciou suas experiências, que o tornariam famoso, onde tentouaplicar as suas conclusões, vencendo enorme resistência às suas idéias. Registrou cerca de cinqüenta patentes de invenções sobre máquinas, ferramentas e processos de trabalho.
O primeiro período de Taylor corresponde á época da publicação do seu livro shop Management (Administração de Oficinas), no ano de 1903, onde se preocupa exclusivamente com as técnicas de racionalização do trabalho do operário,através do estudo de Tempos e Movimentos (Motion-time Study) Taylor começou por baixo, junto com os operários no nível de execução, efetuando um paciente trabalho de análise das tarefas de cada operário, decompondo os seus movimentos e processos de trabalho, aperfeiçoando-os e racionalizando-os gradativamente. Verificou que o operário médio produzia muito menos do que era potencialmente capaz como equipamento disponível. Concluiu que se o operário diligente e mais predisposto à produtividade perceber que no final acabará ganhando a mesma remuneração que o seu colega menos interessado e menos produtivo, acabará se acomodando, perdendo o interesse e não produzindo de acordo com a sua capacidade. Daí a necessidade de criar condições de pagar mais ao operário que produz mais.
Taylor...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Teoria da administração científica
  • teoria da Administração Cientifica
  • Teorias da administração classica e cientifica
  • Administração cientifica e teoria clássica
  • Teoria científica da administração
  • resumo teoria da administração cientifica
  • Teoria da Administração cientifica
  • Teoria da administração cientifica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!