Teoria da ação social

Páginas: 6 (1339 palavras) Publicado: 25 de junho de 2011
Teoria da Ação Social

A Teoria de Ação Social de certa forma está vinculada à definição objetiva de Durkheim de que o fato social determinaria a ação social a partir da coerção exercida. Max Weber, já visto anteriormente, entendia a ação (humana) ou social como sendo o objeto da Sociologia. Por conseguinte, devemos entender a Sociologia como ciência que pretende interpretar a ação social, eseu aproveitamento ocorreria quando diversas funções sociais se tornassem muito tênues ou intermitentes. Como as sociedades mais complexas são baseadas nas diferenciações, torna-se necessário que as tarefas individuais correspondam a seus desejos e aptidões. Como isso nem sempre acontece, os valores ficam enfraquecidos e a sociedade é ameaçada pela desintegração. O sociólogo e pensador francês,preocupado com as conseqüências políticas e éticas dessa desintegração, resultante da divisão do trabalho social, abre espaço para o desenvolvimento das teorias científicas aplicadas à Administração que viriam com Max Weber, Ford, Taylor, Fayol, Amitai Etizioni e outros abordando de ângulos diferentes a questão do trabalho, tais como: sindicalismo, recursos humanos, liderança e motivação.
UMA VISÃOGERAL DA SOCIOLOGIA APLICADA ÀS ORGANIZAÇÕES
Aspectos Sociológicos da Nova Ordem Mundial

A base do futuro

As empresas estão valorizando o funcionário criativo, flexível, capaz de se adaptar rapidamente às mudanças, um grande desafio para as escolas e faculdades em preparem o aluno para o trabalho.

Reproduzir mecanicamente as informações, isso o computador o faz melhor e mais rápido.No campo da Administração / Gestão de Pessoas, exige-se raciocínio lógico, versatilidade e criatividade. São alguns tópicos fundamentais, além do domínio de um ou dois idiomas e da Informática para o ingresso num mercado de trabalho cada vez mais competitivo, exigindo-se do futuro profissional a capacidade de organizar, planejar, dirigir os recursos de que dispõe, muitas vezes, inferiores aos quegostariam de ter.

A necessidade de dominar sua área e muito mais

Os estudiosos da Revolução Tecnológica afirmam que somente próximo de 2010 é que teremos uma nítida idéia das profissões que irão morrer e as que irão sobreviver. As empresas tornam-se surpreendentemente interligadas, ganham vida e passam a concorrer socialmente com os trabalhadores e com uma grande vantagem: são gerentes, nãopossuem direitos trabalhistas, não recebem salários, estão disponíveis a qualquer momento para trabalhar.

As novas máquinas possibilitam mudanças nos modos de produção, e pelo que parece não levaram em consideração no seu trabalho o capital.

Os novos meios de produção dos sistema capitalista exigem trabalhadores mais alertas com capacidade de transferir conhecimentos de uma área para outra.Trata-se de tendência para o futuro. É a era da polivalência no Brasil.

Está em curso uma rápida transformação e determinadas profissões para as quais antes não se exigia qualquer tipo de formação escolar, como é o caso dos arrumadores de hotel, auxiliares de limpeza, ajudantes de construção, motorista de ônibus e tantos outros profissionais estão exigindo algum grau de escolaridade.

Osespecialistas afirmam que, no mercado futuro, as profissões que independem de contato com as outras pessoas tenderão a desaparecer gradativamente e a crescer aquelas que envolvem interação entre profissionais e clientes.

Diferentemente das épocas anteriores, as empresas, motivadas pela globalização, estão buscando nos jovens outros valores sociais, psicológicos e culturais, tais como:

*Atitudes – a questão da postura tem sido um ponto crucial entre aqueles que buscam uma vaga no mercado de trabalho e o comportamento esperado por parte da empresa. Geralmente os jovens recém-formados não sabem se comportar, por exemplo, numa entrevista de emprego.
Falham na hora de escolher a roupa, erram na maneira desleixada como se sentam, fumam sem autorização, confundem-se nas coisas que...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A teoria da ação social
  • Uma interpretação da Sociedade e da Teoria da Ação Social de Max Weber.
  • A LÓGICA DA AÇÃO COLETIVA: A Teoria Tradicional dos Grupos Sociais.
  • teoria da acao
  • TEORIA DA AÇÃO
  • Teoria da ação
  • Teoria da ação
  • Teorias da ação

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!