Teoria contingencial da administração

Páginas: 12 (2794 palavras) Publicado: 19 de novembro de 2012
Pontifícia Universidade Católica do Paraná
Escola de Negócios
Curso de Administração
Disciplina de Teorias da Administração
Prof. Alessandro Kinal
Aluna: Bárbara Karoline Honório


APLICAÇÃO PRÁTICA – ESTUDO DIRIGIDO
Teoria Contingencial da Administração


ESTUDO DIRIGIDO


1. Qual o conceito de contingência?

Na Teoria da Contingência tudo é relativo, tudo depende, isto é, nãohá nada de absoluto nas organizações ou na teoria administrativa. Há uma relação funcional entre as condições do ambiente e as técnicas administrativas apropriadas para o alcance eficaz dos objetivos da organização. Dentro de uma relação funcional, as variáveis ambientais são variáveis independentes, enquanto as técnicas administrativas são variáveis dependentes. Existe uma relação funcional entreelas, como vimos, essa relação funcional é do tipo "se-então" e pode levar a um alcance eficaz dos objetivos da organização. A administração contingencial pode ser intitulada de abordagem do "se-então", pois o reconhecimento, diagnóstico e adaptação à situação são importantes para a abordagem contingencial. Porem eles não são suficientes, necessitando as relações funcionais com as condiçõesambientais e as práticas administrativas ser constantemente identificadas e ajustadas.

2. Explique as origens da teoria da contingência.

A Teoria da Contingência surgiu a partir de várias pesquisas feitas para verificar os modelos das estruturas organizacionais mais eficazes em determinados tipos de empresas. Os resultados das pesquisas conduziram a uma nova concepção da organização e o seufuncionamento são dependentes da interface com o ambiente externo. Verificaram que não há um único e melhor jeito de organizar. Essas pesquisas e estudos foram contingentes, no sentido em que procuraram compreender e explicar o modo como as empresas funcionavam em diferentes condições que variam de acordo com o ambiente ou contexto que a empresa escolheu como seu domínio de operação. Em outraspalavras, essas condições são ditas "de fora" da empresa, isto é, do seu ambiente. Essas contingências externas podem ser consideradas oportunidades e imperativos ou restrições e ameaças que influenciam a estrutura e os processos internos da organização.

3. Quais os autores se destacaram na defesa dessa teoria?

Pesquisa de Chandler sobre Estratégia e Estrutura

Alfred Chandler realizou umainvestigação histórica sobre as mudanças estruturais de grandes organizações relacionando-as com a estratégia de negócios. O autor estuda a experiência de quatro grandes empresas americanas (Dupont, General Motors, Standard Oil e a Sears Roebuck), e examina comparativamente essas corporações americanas demonstrando como a sua estrutura foi sendo continuamente adaptada e ajustada a sua estratégia. Aconclusão de Chandler é que a estrutura organizacional das grandes empresas americanas foi sendo gradativamente determinada pela sua estratégia mercadológica. A estrutura organizacional corresponde ao desenho da organização, isto é, a forma organizacional que ela assumiu para integrar seus recursos, enquanto a estratégia corresponde ao plano global de alocação de recursos para atender as demandas doambiente.

Pesquisa de Burns e Stalker sobre Organizações

Dois sociólogos, tom Burns e G. M Stalker, pesquisaram vinte indústrias inglesas para verificar a relação existente entre as práticas administrativas e o ambiente externo dessas indústrias.

Impressionado com os diferentes procedimentos administrativos encontrados nessas indústrias, classificaram-nas em dois tipos:

Mecânicas:
•Estrutura burocrática baseada em uma minuciosa divisão do trabalho.
• Cargos ocupados por especialistas com atribuições claramente definidas.
• Centralização das decisões que são concentradas na cúpula da empresa.
• Hierarquia rígida de autoridade baseada no comando único.
• Sistema rígido de controle: a informação ascendente sobe através de uma...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Teoria geral da administração, abordagem contingencial e linha do tempo.
  • teoria contingencial
  • Administração contingencial
  • Teorias contingenciais
  • Teoria Contingencial
  • Teoria Contingencial
  • Teoria Contingencial
  • Teoria Contingencial

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!