TEORIA COMPORTAMMENTAL DA ADMINISTRAÇÃO.

1055 palavras 5 páginas
TEORIA COMPORTAMMENTAL DA ADMINISTRAÇÃO.
A Teoria Comportamental surge no final da década de 1940 com uma redefinição total de conceitos administrativos. Para explicar o comportamento organizacional, a Teoria Comportamental fundamenta-se no comportamento individual das pessoas, fazendo-se necessário o estudo da motivação humana. A Teoria comportamental também é conhecida como Behaviorismo, uma derivação aportuguesada da palavra inglesa behavior, que significa comportamento.
Por se tratar de uma extensão da Teoria das Relações Humanas, enriquecida por novos estudos de psicologia organizacional, esta teoria é a mais profunda influência das ciências do comportamento na administração.
Os autores behavioristas identificam que o administrador precisa conhecer as necessidades humanas para melhor compreender o comportamento humano e utilizar a motivação humana para melhorar a qualidade de vida dentro das organizações.

MOTIVAÇÃO HUMANA
A motivação é a força direcionada dentro dos indivíduos, pela qual eles tentam alcançar uma meta, a fim de preencher uma necessidade ou expectativa.
Teoria da Hierarquia das necessidades, de Abraham Maslow (1908 – 1970).
Maslow é um dos maiores especialistas da motivação humana, sua teoria é umas das mais populares sobre a motivação no estudo da administração e do comportamento organizacional. Maslow propôs que as necessidades básicas fossem estruturadas numa hierarquia de predominância, tendo como base a afirmação de que os indivíduos se comportam no sentido de suprir suas necessidades mais imediatas.
Necessidades fisiológicas: Está relacionada à necessidade de sobrevivência, tais como alimentação (fome e sede), repouso e sono (cansaço), abrigo (frio e calor), desejo sexual (energia orgânica).
Essas necessidades já nascem com o indivíduos, são consideradas instintivas, quando alguma dessas necessidades não está satisfeita, ela domina a direção do comportamento.

Necessidades de segurança: São necessidades de segurança,

Relacionados