TEORIA COMPORTAMENTAL

3692 palavras 15 páginas
Introdução O enfoque comportamental na administração teve seu início no momento em que as organizações adotaram uma perspectiva de que o comportamento humano era fator primordial e decisivo, tanto na produtividade como no desempenho da empresa, pois são seres dotados de sentimentos, emoções, medos, expectativas, e tudo isso influencia diretamente em seu rendimento dentro do local onde trabalha. A Teoria das Relações Humanas foi o impulso inicial para que se desenvolvessem outros estudos e outras teorias a respeito do tema, que aos poucos foram complementando e suprindo faltas e­/ou falhas que eram detectadas na aplicação às realidades das organizações. A Teoria Comportamental representa um dos maiores avanços nos estudos das ciências do comportamento e busca em sua essência soluções flexíveis e democráticas para a solução de problemas.

Teoria Comportamental
A abordagem comportamental marca a mais forte ênfase das ciências do comportamento na teoria administrativa e a busca de soluções democráticas e flexíveis para aos problemas organizacionais. Esta abordagem originou-se das ciências comportamentais e, mais especificamente, da psicologia organizacional. É com a abordagem comportamental que a preocupação com a estrutura se desloca para a preocupação com os processos e com a dinâmica organizacional, isto é, com o comportamento organizacional. Aqui ainda predomina a ênfase nas pessoas, inaugurada com a Teoria das RelaçõesHumanas, mas dentro de um contexto organizacional.
Teoria Comportamental da Administração
A Teoria Comportamental (ou Teoria Behaviorista) da Administração veio significar uma nova direção e um novo enfoque dentro da teoria administrativa: a abordagem das ciências do comportamento, o abandono das posições normativas e prescritivas das teorias anteriores e a adoção de posições explicativas e descritivas. A ênfase permanece nas pessoas, mas dentro de um contexto organizacional. Principais vultos da teoria: Kurt

Relacionados