TEORIA COMPORTAMENTAL DA ADMINISTRAÇÃO

860 palavras 4 páginas
TEORIA COMPORTAMENTAL DA ADMINISTRAÇÃO

Patrícia Goldmeier

Teutônia, Abril de 2013
ORIGEM
A Teoria Comportamental, também pode ser chamada de Teoria Behaviorista, surge no final da década de 1940 com um novo conceito administrativo: ao criticar as teorias anteriores, ela não somente relaciona o conteúdo, mas o amplia e diversifica a sua natureza.
As origens da Teoria Comportamental da Administração são as seguintes:
1. A Teoria Comportamental surgiu para complementar a Teoria das Relações Humanas com sua ênfase nas pessoas, opondo-se a à Teoria Clássica com sua ênfase nas tarefas e na estrutura organizacional.
2. Rejeita aspectos ingênuos e românticos da Teoria das Relações Humanas.
3. Ela critica a Teoria Clássica, os princípios gerais da administração, o conceito de autoridade formal e à posição rígida dos autores clássicos.
4. Em 1947 surge um livro que marca o início da Teoria Comportamental na administração: O Comportamento Administrativo, de Herbert ª Simon. É um ataque aos princípios da Teoria Clássica e a aceitação – com os devidos reparos e correções - das principais idéias da Teoria das Relações Humanas. É o início da Teoria das Decisões.

QUEM CRIOU E ESTUDOU
Herbert Alexander Simon, foi economista e psicólogo norte americano, um dos mais influentes cientistas sociais do século XX
Simon começou seu interesse nas tomadas de decisões gerenciais em 1935, quando ainda estava se graduando em Ciência Política, na Universidade de Chicago, realizando um trabalho no qual estudava um problema clássico de orçamento na administração do lazer público de Milwaukee, com este trabalho Simon concluiu que o problema estava na questão de tomada de decisões humanas e de racionalidade limitada.
A teoria comportamental surgiu em 1947 a partir da publicação do livro de Herbert Alexander Simon ‘’ O Comportamento Administrativo’’, um estudo dos processos decisórios nas organizações administrativas, que têm suas raízes no estudo de

Relacionados