Teoria comportamental da administraçao

Páginas: 14 (3456 palavras) Publicado: 18 de novembro de 2012
Revisão Conceitual

COM O SURGIMENTO DA TEORIA DAS RELAÇÕES HUMANAS OS CONCEITOS COMO HIERARQUIA, DEPARTAMENTALIZAÇÃO, RACIONALIZAÇÃO DO TRABALHO, AUTORIDADE E PRINCÍPIOS GERAIS DE ADMINISTRAÇÃO PASSAM A SER CONTESTADOS. FALA-SE AGORA EM MOTIVAÇÃO, COMUNICAÇÃO, LIDERANÇA, DINÂMICA DE GRUPO, ORGANIZAÇÃO INFORMAL, ETC. O HOMO ECONOMICUS (INFLUENCIADO APENAS POR RECOMPENSAS SALARIAIS,ECONÔMICAS E MATERIAIS) PERDE LUGAR PARA O HOMEM SOCIAL (DOTADOS DE SENTIMENTOS, DESEJOS E TEMORES. SÃO MOTIVADOS POR MEIO DOS GRUPOS SOCIAIS COM QUEM INTERAGEM, ASSIM COMO PELO ESTILO DE SUPERVISÃO E LIDERANÇA).





1 Influência da Motivação Humana

Chiavenato (1999, p. 158) diz que, de modo geral, motivação é tudo aquilo que impulsiona a pessoa a agir de determinada forma ou, pelomenos, que dá origem a uma propensão a um comportamento específico, podendo este impulso à ação ser provocado por um estímulo externo (provindo do ambiente) ou também ser gerado internamente nos processos mentais do individuo.

Os estímulos externos citados por Chiavenato referem-se ao ambiente que envolve características organizacionais, como sistemas de recompensas e punições, depolíticas, de fatores sociais, de coesão grupal existente, etc. Já os estímulos internos são decorrentes das características de personalidade, como capacidade de aprendizagem, de motivação, de percepção do ambiente externo e interno, de atitudes, de emoções, de valores, etc.

Com a Teoria das Relações Humanas passou-se a estudar a influência da motivação no comportamento das pessoas. Embora esteseja apenas um dos fatores internos que influenciam o comportamento humano, a ele é dado tanta importância porque a motivação atua, em geral, sobre as necessidades dos indivíduos, a fim de supri-las para atingir os objetivos, tanto pessoais como organizacionais (CHIAVENATO, 1999).

Essas necessidades apresentam enorme complexidade quando tidas como força que impulsionam o comportamento,pois as pessoas são diferentes entre si e possuem necessidades diferentes, estas, consequentemente, geram padrões de comportamento que variam a cada indivíduo.

Ainda considerando-se pressupostos de Chiavenato (1998, p. 76-77) podem ser definidas três suposições para explicar o comportamento humano que estão intimamente relacionadas com o processo de motivação:

a) O comportamentohumano é causado, ou seja, existe uma causalidade do comportamento. Tanto a hereditariedade como o meio ambiente influem decisivamente sobre o comportamento das pessoas. O comportamento é causado por estímulos internos ou externos.


b) O comportamento é motivado, ou seja, há uma finalidade em todo comportamento humano. O comportamento não é causal, nem aleatório, mas sempre orientado edirigido para algum objetivo.


c) O comportamento humano é orientado para objetivos pessoais. Subjacente a todo comportamento existe sempre um impulso, um desejo, uma necessidade, uma tendência, expressões que servem para designar os motivos do comportamento.


Levando-se em conta que o comportamento é orientado por objetivos, sejam eles conhecidos ou inconscientes, os fatoresmotivacionais influirão diretamente no comportamento do indivíduo e, consequentemente, em seu desempenho na organização.

Na verdade, trata-se de três itens – motivação, comportamento e desempenho – que se apresentam estreitamente ligados. O desempenho é uma manifestação do comportamento humano nas organizações, podendo assim também ser motivado pelo próprio indivíduo (motivos internos) ou pelasituação ou ambiente em que ele se encontra (motivos externos) (MAXIMIANO, 1995, p. 318).

Ao longo de sua vida o homem passa por três níveis de motivação. As diferenças individuais influem na duração, intensidade e fixação de cada nível, assim como na predominância de uma necessidade sobre as demais.

Os três níveis de motivação correspondem às necessidades fisiológicas,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Teoria comportamental da administração
  • Teoria comportamental da administração
  • TEORIA COMPORTAMENTAL DA ADMINISTRAÇÃO
  • Teoria comportamental da administração
  • Teoria comportamental da administração
  • Teoria Comportamental da Administracao
  • Teoria Comportamental da Administração
  • Teoria comportamental da administração

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!