Teoria comportamental da administração

Páginas: 27 (6693 palavras) Publicado: 10 de outubro de 2012
Sumário
Teoria Comportamental introdução 1
Origens da Teoria Comportamental 1
Novas Proposições Sobre a Motivação Humana 2
Hierarquia das Necessidades de Maslow 2
Teoria dos Dois Fatores de Herzberg 3
Estilos de Administração 5
Teoria X 5
Teoria Y 6
Sistemas de Administração 7
Organização como Um Sistema Social Cooperativo 7
Teoria das Decisões 8
A Organização como umSistema de Decisões 8
Etapas do Processo Decisório 8
Decorrências da Teoria das Decisões 9
Comportamento Organizacional 10
Teoria do Equilíbrio Organizacional 10
Teoria da Aceitação de Autoridade 11
Conflitos entre Objetivos Organizacionais e Objetivos Individuais 11
Novas Proposições sobre Liderança 12
Apreciação Critica da Teoria Comportamental 13
Teoria Geral de Sistemas 14Organismos X Organizações 15
O Enfoque Sistêmico na Organização 16
Conceito de Sistemas 17
Características das Organizações como Sistema Aberto 18
O Sistema Aberto 20
A Organização como um Sistema Aberto 20
O Homem Funcional 20
Conclusão 21

Teoria Comportamental - Introdução

A Teoria Comportamental (ou Teoria Behaviorista) da Administração trouxe uma nova direção e um enfoquedentro da teoria administrativa: a abordagem das ciências do comportamento (behavioral sciences approach), o abandono das posições normativas e prescritas das teorias anteriores (Teoria Clássica, Teoria das Relações Humanas e Teoria Burocrática) e a adoção de posições explicativas e descritivas. A ênfase permanece nas pessoas, mas dentro do contexto organizacional mais amplo.
A Teoria Behaviorista daAdministração não deve ser confundida com a Escola Behaviorista que se desenvolveu na Psicologia a partir dos trabalhos de Watson. Ambas se fundamentaram no comportamento humano. Porém, o behaviorismo que Watson fundou trouxe à Psicologia uma metodologia objetiva e científica baseada na comprovação experimental, em oposição ao subjetivismo da época, mas centrando-se no indivíduo, estudando o seucomportamento (aprendizagem, estímulo e reações de respostas, hábitos etc.) de forma concreta e manifesta no laboratório e não através de conceitos subjetivos e teóricos (como sensação, percepção, emoção, atenção etc.).
A Teoria Comportamental da Administração tem o seu início com Herbert Alexander Simon. Chester Barnard, Douglas McGregor, Rensis Likert, Chris Argyris são autores importantíssimosdesta teoria. Dentro do campo da motivação humana salientam-se Abraham Maslow, Frederick Herzberg e David McClelland.
 
Origens da Teoria Comportamental
A teoria comportamental é um desdobramento da teoria das Relações Humanas, da qual mesmo fazendo críticas apropriou-se de seus conceitos, utilizando-se como base para se fundamentar.
O livro “O comportamento administrativo” de Hebert A. Simonde 1947, marca o inicio e as origens da Teoria Comportamental, fazendo reservas criticas a Teoria Clássica, e a algumas das ideias da Teoria das Relações Humanas que posteriormente adotou com algumas correções, ampliando conceitos e diversificando a essência dos mesmos.
Um dos fundamentos da teoria comportamental da Administração é a motivação Humana, onde a teoria administrativa recebeu vultosacontribuição.
A teoria comportamental fundamenta-se no comportamento individual das pessoas para explicar o comportamento organizacional. Os autores dessa teoria verificaram que o administrador precisa conhecer e poder usar a motivação como meio para melhorar a qualidade de visa dentro das organizações.


Novas Proposições Sobre a Motivação Humana
Para explicar o comportamentoorganizacional, a Teoria Comportamental fundamenta-se no comportamento individual das pessoas. Para poder explicar esses comportamentos tornou-se necessário o estudo da motivação humana.
Os autores behavioristas observaram que o administrador precisa conhecer as necessidades humanas para melhor compreender o comportamento humano e diante disso utilizar a motivação como poderoso meio para melhorar a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Teoria comportamental da administraçao
  • Teoria comportamental da administração
  • TEORIA COMPORTAMENTAL DA ADMINISTRAÇÃO
  • Teoria comportamental da administração
  • Teoria comportamental da administração
  • Teoria Comportamental da Administracao
  • Teoria Comportamental da Administração
  • Teoria comportamental da administração

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!