Teoria comportamental da administração

Páginas: 9 (2148 palavras) Publicado: 21 de maio de 2012
Origens da Teoria Comportamental

A oposição ferrenha e definitiva da teoria das relações Humanas (com sua profunda ênfase nas pessoas) relação à Teoria Clássica (com sua profunda ênfase nas tarefas e na estrutura organizacional). A Teoria Comportamental representa um desdobramento da Teoria das Relações Humanas, com a qual se mostra eminentemente crítica e severa, a TeoriaComportamental critica a Teoria Clássica, havendo autores que veem no behaviorismo uma verdadeira antítese à teoria da organização formal, com a Teoria Comportamental deu-se a incorporação da Sociologia da Burocracia, ampliando o campo da teoria administrativa. Em 1947, surge um livro que marca o início da Teoria Comportamental na administração, a Teoria Comportamental surge no final da década de 1940com uma redefinição total de conceitos administrativos: ao criticar as teorias anteriores, o behaviorismo na Administração não somente reescalona as abordagens anteriores como amplia seu conteúdo e diversifica sua natureza.1
Novas Proposições sobre a Motivação Humana

O comportamento organizacional, a Teoria Comportamental fundamenta-se no comportamento individual das pessoas. Os autores behavioristas verificaram que o administrador precisa conhecer as necessidades humanas para melhor compreender o comportamento humano e utilizar a motivação humana como poderoso meio paramelhorar a qualidade de vida dentro das organizações. Maslow apresentou uma teoria da motivação segundo a qual as necessidades humanas estão organizadas e dispostas em níveis, em uma hierarquia de importância e de influência, essa hierarquia de necessidades pode ser visualizadas como uma pirâmide, as necessidades de auto-realização, as Necessidades Fisiológicas, Necessidades de Alimentação, Necessidadesde Segurança, Necessidades Sociais, Necessidades de Estima, Necessidades de auto-realização. As necessidades humanas assumem formas e expressões que variam conforme o individuo, apesar disso, a teoria da hierarquia de necessidades de Maslow se fundamenta nos seguintes aspectos:
1. Somente quando um nível inferior de necessidades está satisfeito é que o nível imediatamente mais elevado surge nocomportamento da pessoa.
2. Nem todas as pessoas conseguem chegar ao topo da pirâmide de necessidades.
3. Quando as necessidades mais baixas estão satisfeitas, as necessidades localizadas nos níveis mais elevados passam a dominar o comportamento.
4. Cada pessoa possui sempre mais de uma motivação.
5. O comportamento motivado funciona como um canal através do qual as necessidades são expressasou satisfeitas.
As pesquisas não chegaram a confirmar cientificamente a teoria de Maslow e algumas delas até mesmo a invalidaram. Frederick Herzberg formulou as teoria dos dois fatores para explicar o comportamento das pessoas em situação de trabalho, Fatores higiênico ou fatores extrínsecos, Fatores motivacionais ou fatores intrínsecos. Os fatores higiênicos e motivacionais sãoindependentes e não se vinculam entre si. Os fatores responsáveis pela satisfação profissional das pessoas são totalmente desligados e distintos dos fatores responsáveis pela insatisfação profissional. A teoria dos dois fatores Herzberg pressupõe os seguintes aspectos:
• A satisfação no cargo depende dos fatores motivacionais ou satisfacientes.2
• A insatisfação no cargo depende dos fatores higiênicos ou insatisfacientes .

Para proporcionar continuamente motivação no trabalho, Herzberg propõe o “ enriquecimento de tarefas” ou “ enriquecimento do cargo” (job enrichment): consiste em substituir as tarefas simples e elementares do cargo por tarefas mais...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Teoria comportamental da administração
  • Teoria comportamental da administraçao
  • Teoria comportamental da administração
  • TEORIA COMPORTAMENTAL DA ADMINISTRAÇÃO
  • Teoria comportamental da administração
  • Teoria Comportamental da Administracao
  • Teoria Comportamental da Administração
  • Teoria comportamental da administração

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!