Teoria comportamental da administração

Páginas: 6 (1424 palavras) Publicado: 8 de abril de 2012
TEORIA COMPORTAMENTAL DA ADMINISTRAÇÃO

Origens da Teoria Comportamental
As origens da Teoria Comportamental da Administração são as seguintes:

1. A oposição ferrenha e definitiva da Teoria das Relações Humanas (com sua profunda ênfase nas pessoas) em relação à Teoria Clássica (com sua profunda ênfase nas tarefas e na estrutura organizacional) caminhou lentamente para um segundo estágio:a Teoria Comportamental. Essa passou a representar uma nova tentativa de síntese da teoria da organização formal com o enfoque das relações humanas.
2. A Teoria Comportamental representa um desdobramento da Teoria das Relações Humanas, com a qual se mostra eminentemente crítica e severa. A Teoria Comportamental rejeita as concepções ingênuas e românticas da Teoria das Relações Humanas.
3.A Teoria Comportamental critica a Teoria Clássica, havendo autores que vêem no behaviorismo uma verdadeira antítese à teoria da organização formal, aos princípios gerais de administração, ao conceito de autoridade formal e à posição rígida e mecanística dos autores clássicos.
4. Com a Teoria Comportamental deu-se a incorporação da Sociologia da Burocracia, ampliando o campo da teoriaadministrativa.
5. Em 1947, surge um livro que marca o início da Teoria Comportamental na administração: O Comportamento Administrativo de Herbert A. Simon. O livro constitui o início da Teoria das Decisões.

Novas Proposições sobre a Motivação Humana
A Teoria Comportamental fundamenta-se no comportamento individual das pessoas, sendo necessário o estudo da motivação humana. O administrador precisaconhecer as necessidades humanas e utilizar a motivação humana como poderoso meio para melhorar a qualidade de vida dentro das organizações.

Hierarquia das necessidades de Maslow
Maslow apresentou uma teoria da motivação segundo a qual as necessidades humanas estão organizadas e dispostas em níveis, em uma hierarquia de importância e de influenciação.
1. Necessidades fisiológicas. Estãorelacionadas com a sobrevivência do indivíduo e com a preservação da espécie, ou seja, são necessidades instintivas e que já nascem com o indivíduo.
2. Necessidades de segurança. São necessidades de segurança, estabilidade, busca de proteção contra ameaça ou privação e fuga do perigo. Surgem no comportamento quando as necessidades fisiológicas estão relativamente satisfeitas.
3.Necessidades sociais. Surgem no comportamento, quando as necessidades mais baixas encontram-se relativamente satisfeitas e dentre as necessidades sociais estão à necessidade de associação, de participação, de aceitação por parte dos companheiros, de troca de amizade, de afeto e de amor. Dar e receber afeto são importantes forças motivadoras do comportamento humano.
4. Necessidades de estima. São asnecessidades relacionadas com a maneira pela qual o indivíduo se vê e se avalia. Envolvem a auto-apreciação , a autoconfiança, a necessidade de aprovação social e de respeito, de status, de prestígio e de consideração.
5. Necessidades de auto-realização. Estão relacionados com a realização do próprio potencial e autodesenvolvimento contínuo.

A intensidade das necessidades e sua manifestação sãovariadas e obedecem às diferenças individuais entre as pessoas. Apesar disso, a teoria da hierarquia de necessidades de Maslow se fundamenta nos seguintes aspectos:
1. Quando uma necessidade é satisfeita, ela deixa de ser motivadora de comportamento, dando oportunidade para que um nível mais elevado de necessidade possa se manifestar.
2. Nem todas as pessoas conseguem chegar ao topo dapirâmide de necessidades.
3. Quando as necessidades mais baixas estão satisfeitas, as necessidades localizadas nos níveis mais elevados passam a dominar o comportamento e quando alguma necessidade de nível mais baixo deixa de ser satisfeita, ela volta a predominar o comportamento.
4. Cada pessoa possui sempre mais de uma motivação e toda necessidade está relacionada com o estado de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Teoria comportamental da administração
  • Teoria comportamental da administraçao
  • TEORIA COMPORTAMENTAL DA ADMINISTRAÇÃO
  • Teoria comportamental da administração
  • Teoria comportamental da administração
  • Teoria Comportamental da Administracao
  • Teoria Comportamental da Administração
  • Teoria comportamental da administração

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!