Teoria comportamental administrativa: instrumento de motivação pessoal e crescimento das organizações

Páginas: 12 (2932 palavras) Publicado: 9 de novembro de 2012
Teoria comportamental administrativa: instrumento de motivação pessoal e crescimento das organizações
Victor André Oliveira Malta
Resumo
O presente estudo apresenta a teoria comportamental da administração partindo dos principais conceitos que determinam os estudos comportamentais dentro das organizações, com o propósito de problematizar em que medida o modo pelo qual as necessidades daspessoas são tratadas influencia diretamente na motivação pessoal e consequentemente numa melhor qualidade de vida dentro das empresas.
Tem como público alvo os administradores que buscam uma estratégia empreendedora que valoriza o ser humano e suas necessidades e vêm isso como uma relação recíproca vantajosa. Essa discussão se acha necessária devido à necessidade de se rever o modo que se enxerga aspessoas apenas como máquinas de produção dentro da organização. Conclui que a consideração dos aspectos comportamentais maximiza o bem estar dos funcionários e dão aos líderes melhores decisões.
PALAVRAS-CHAVE: Teoria do comportamento, Behaviorismo, administração.

Este trabalho pretende discutir a teoria comportamental administrativa como instrumento de motivação pessoal dos que integram umaorganização e como isso pode influir para o crescimento da mesma. O objetivo é refletir o modo como as necessidades das pessoas são tradadas dentro das organizações e a sua contribuição para que esse modo reflita de forma positiva dentro da organização.
Traçando um percurso sobre a história da teoria, objetiva também a demonstração de que a teoria consiste em um avanço administrativonecessário, visto que, com os avanços da globalização as reais necessidades das pessoas precisaram ser repensadas e adequadas ao novo estilo de vida.
No mundo globalizado as mudanças são cada vez mais rápidas e inesperadas, principalmente no campo do conhecimento e da explosão populacional. Tais mudanças impõem novas e crescentes necessidades. Neste contexto o crescimento das organizações as tornacomplexas e sem fronteiras.
Organizações são grupos sociais deliberadamente orientados para a realização de objetivos ou finalidades. As teorias são conhecimentos organizados, produzidos pela experiência e prática nas organizações. Cada teoria surgiu em resposta a algum problema empresarial da sua época. As teorias atenderam e apresentaram soluções aos problemas encontrados e de certo modo todas asteorias administrativas são aplicáveis às situações de hoje.
A Teoria Comportamental (ou Teoria Behaviorista) da Administração aborda as ciências do comportamento, buscando novas soluções democráticas, humanas e flexíveis para os problemas organizacionais, estudando a motivação humana (suas necessidades básicas), definindo estilos de administração, caracterizando as organizações como sistemas sociaiscooperativos e como sistemas de decisões. Sendo assim, pode-se dizer que o behaviorismo repensou as abordagens anteriores, incrementando-as e diversificando-as largamente. Assim como Chiavenato (2003) nos apresenta
A teoria comportamental (ou teoria behaviorista) da administração trouxe uma nova concepção e um novo enfoque dentro da teoria administrativa: a abordagem das ciências docomportamento (behavior sciences approach), o abandono das posições normativas e prescritivas das teorias anteriores (teorias clássica, das relações humanas e da burocracia) e a adoção de posições explicativas e descritivas. (CHIAVENATO, p.328, 2003)
Com relação ao surgimento da Teoria, segundo o autor acima citado, foi o livro de Herbert Alexander Simon intitulado “O comportamento administrativo” queimpulsionou a nova teoria, ao atacar os princípios da Teoria Clássica. No desenrolar da teoria podemos citar também Chester Barnard, Douglas McGregor, Rensis Likert, Chris Argyris como autores importantíssimos dessa teoria. Dentro do campo da motivação humana salientam-se Abraham Maslow, Frederick Herzberg e David McClelland.
Caracterizada por ser decorrente da Teoria das Relações Humanas, a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Teorias administrativas nas organizações
  • Met Fora Do Instrumento De Domina O X Teoria Comportamental
  • AS TEORIAS DA MOTIVAÇÃO E SEU PAPEL PARA ATINGIR RESULTADOS NAS ORGANIZAÇÕES.
  • ALORIZAÇÃO PROFISSIONAL E A AUTO MOTIVAÇÃO COMO FATOR DE INCENTIVO AO CRESCIMENTO NAS ORGANIZAÇÕES
  • crescimento organizações
  • Crescimento pessoal
  • A motivação nas organizações
  • A motivação nas organizações

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!