TEORIA CLASSICA DA ADMINISTRAÇÃO

Páginas: 21 (5170 palavras) Publicado: 15 de maio de 2014

TEORIA CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO
Introdução
O objetivo desta parte do estudo é explicar o desenvolvimento da Teoria Administrativa e analisar os seus elementos, forças e fraquezas. Muitas idéias foram praticadas antes, mas quase todas as teorias escritas nesta área foram desenvolvidas a partir de 1900.
Henry Fayol
Nasceu em 1841 em Constantinopla, família burguesa, educado no Liceu deLion, França, em 1860 graduou engenheiro de Minas em Saint Étienne. Trabalhou nas atividades de mineração de carvão e fundição de ferro do consórcio francês Commentry-Four-chambault Company. De 1860 a 1866 trabalhou como engenheiro fazendo notáveis avanços na técnica de combate aos incêndios subterrâneos que ocorriam na companhia. Tornou-se gerente das minas Commentry, aos 25 anos. 6 anos mais tarde,promovido a gerente de um grupo de minas. Em 1888, a empresa estava em dificuldades, Fayol foi nomeado diretor-geral, começando a revitalizar a companhia. Fayol adquiriu novos depósitos de carvão em Bressac, Decazeville e em Jondreville. A nova companhia, Comambault, se recuperou sob a direção de Fayol e continua até hoje como parte da Le Creusot Loire, o maior grupo de mineração e metalurgia naFrança Central. Foi a partir destas experiências na Comambault que Fayol desenvolveu sua proposta de administração. Ele morreu em 1925.
Fayol é considerado o pai da administração moderna

Os Estudos de Fayol
Ele começou a separar a habilidade administrativa do conhecimento tecnológico. De acordo com Fayol, o sucesso organizacional depende mais das habilidades administrativas dos seus líderesdo que das suas habilidades técnicas. Fayol também continha uma lista inicial de princípios de administração, como unidade de comando, cadeia hierárquica de comando, separação de poderes, centralização e ordem. Em complementação a estes princípios, Fayol falou de previsão, a qual antecipava o futuro planejado e orçamentos preparados. Ele falou da necessidade de diagramas organizacionais, reuniões erelatórios, bem como de um sistema de contabilidade para manter a administração informada. Uma avaliação prematura de Fayol colocou o seu trabalho em competição ou contraste com o trabalho de Taylor. Fayol insistia que não era assim e que os trabalhos eram complementares, ambos procuravam melhoria administrativa por diferentes caminhos de análise.
A Necessidade da Teoria Administrativa
Nosescritos iniciais de Fayol, nota-se a importância da habilidade administrativa para o desempenho organizacional. Ele definiu teoria como “uma coleção de princípios, regras, métodos e procedimentos testados e verificados por experiência geral”. Ele notou que um grupo de administradores teorizava, mas, na prática, existiam muitas contradições e muita pouca reflexão sistemática. Isto ajudou a dificultaro ensino e a prática da administração. Para ele os administradores necessitavam de qualidades, conhecimentos e experiências como Qualidades físicas: saúde, vigor, trato; Qualidades mentais: habilidade de aprender e de entender, julgamento, vigor mental e adaptabilidade; Qualidades morais: energia, firmeza, iniciativa, disposição para a responsabilidade, lealdade, dignidade, tato;Educação geral: familiaridade geral com outros assuntos não exclusivamente da função desempenhada; Conhecimento especial: aquele peculiar à função, seja técnica, comercial, financeira, administrativa, e assim por diante; Experiência: conhecimento advindo do próprio trabalho, o conjunto de lições que uma pessoa tira das coisas. Assim, Fayol registrou a relativa importância dos requisitos para aspessoas, dependendo da sua situação na hierarquia, separando em níveis as habilidades técnicas das administrativas.
Os Elementos da Teoria Administrativa
Henry Fayol estabeleceu que todas as atividades ou operações de uma empresa poderiam ser divididas em seis grupos: Atividades técnicas: relacionadas com a transformação e produção de bens; Comerciais: transações de compra, venda e permuta;...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Teoria clássica da administração
  • resumo da teoria clássica da administração
  • Teoria Classica da Administração
  • A teoria clássica da administração
  • Teoria classica da administração
  • Teoria clássica da administração
  • Teoria Clássica da Administração
  • teoria classica da administração

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!