Teoria classica da administração

Páginas: 11 (2693 palavras) Publicado: 20 de maio de 2012
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
Faculdade de Administração e Turismo
Bacharelado em Turismo
Disciplina: Princípios da Administração



PROCESSO AVALIATIVO

TEORIA CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO

Carlos Augusto M. C. e outros




MAIO/2012

Teoria Clássica da Administração
1. Introdução
No século XX, o panorama industrialtinha características e elementos para inspirar uma Ciência da Administração: uma imensa variedade de empresas, com tamanhos diferenciados, problemas de baixos rendimentos dos recursos utilizados, desperdício, insatisfação generalizada entre os operários, intensa concorrência, alto volume de perdas por decisões mal formuladas, isso tudo levou a divisão do trabalho entre os que pensam e executam, osprimeiros fixam os padrões de produção, descrevem os cargos, estudam métodos e técnicas de trabalho. Esse panorama levou os autores clássicos a desenvolver uma Ciência da Administração.
A Teoria Clássica, teve o seu início na França e 1916, tendo como fundador o francês Henri Fayol, engenheiro que se baseava em princípios e técnicas para o seu trabalho. Para desenvolvimento de sua teoria, Fayolteve como base a Teoria da Administração Científica de Frederick Winslow Taylor.
Para compreendermos a teoria clássica de Fayol, torna-se necessário que entendamos o que diz a Teoria da Administração Científica de Taylor, que veremos no capítulo seguinte.
O objetivo principal das duas teorias era o mesmo: a busca da eficiência das organizações.
2. Teoria científica de Taylor
FrederickWinslow Taylor iniciou suas experiências e estudos pelo trabalho do operário e, mais tarde, generalizou as suas conclusões para a Administração geral: sua teoria seguiu um caminho de baixo para cima e das partes para o todo.
FREDERICK WINSLOW TAYLOR
(Administração Científica - 1911)

FREDERICK WINSLOW TAYLOR
(Administração Científica - 1911)

Taylor publicou seu livro Princípios daAdministração Científica no ano de 1911. Concluiu que a racionalização do trabalho operário deveria ser logicamente acompanhada de uma estruturação geral da empresa e que tornasse coerente a aplicação dos seus princípios. Nesse segundo período, desenvolveu os seus estudos sobre a administração geral, a qual denominou Administração Científica, sem deixar contudo sua preocupação com relação à tarefa dooperário.

Taylor assegurava que as indústrias de sua época padeciam de males que poderiam ser agrupados em três fatores:
1. Vadiagem sistemática por parte dos operários, que reduziam propositadamente a produção a cerca de um terço da que seria normal, para evitar a redução das tarifas de salários pela gerência.
Há três causas determinantes da vadiagem no trabalho, que são:
• o erro que vem deépoca imemorial  e quase universalmente disseminado entre os trabalhadores, de que o maior rendimento do homem e da máquina terá como resultante o desemprego de grande número de operários;
• o sistema defeituoso da Administração, comumente em uso, que força os operários à ociosidade no trabalho, a fim de melhor proteger os seus interesses;
• os métodos empíricos ineficientes, geralmenteutilizados em todas as empresas, com os quais o operário desperdiça grande parte do seu esforço e do seu tempo.
2. Desconhecimento, pela gerência, das rotinas de trabalho e do tempo necessário para sua realização.
3. Falta de uniformidade das técnicas ou métodos de trabalho.
De acordo com Taylor, a implantação da Administração Científica deve ser gradual e obedecer a um certo período de tempo, paraevitar alterações bruscas que causem descontentamento por parte dos empregados e prejuízos aos patrões. Essa implantação requer um período de quatro a cinco anos para um progresso efetivo.

2.1. Administração como ciência
Para Taylor os elementos da Administração Científica são:
1. estudo de tempo e padrões de produção;
2. supervisão funcional;
3. padronização de ferramentas e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Teoria clássica da administração
  • resumo da teoria clássica da administração
  • Teoria Classica da Administração
  • A teoria clássica da administração
  • Teoria classica da administração
  • Teoria clássica da administração
  • Teoria Clássica da Administração
  • teoria classica da administração

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!