TEORIA CLÁSSICA E TEORIA CIÊNTIFICA

Páginas: 13 (3026 palavras) Publicado: 28 de março de 2014
FACULDADE SANTA MARCELINA










TEORIA CLÁSSICA E TEORIA CIÊNTIFICA













SÃO PAULO
2014
BRUNO DE OLIVEIRA
CAMILA CENTIVILLI
EDSON BOA SORTE
ELISMARA PEREIRA
HENRIQUE MEIRELES
RENAN DE ANDRADE






TEORIA CLÁSSICA E TEORIA CIÊNTIFICA











Frederick Winlsow Taylor
Segundo pesquisas citadas nas bibliografias abaixo, FrederickWinlsow Taylor ficou conhecido como o pai da administração Cientifica, nasceu em 20 de março de 1856 e morreu em 21 de março de 1915.
Ele publicou um livro chamado de Princípios da Administração Cientifica, propondo métodos de trabalho com a intenção de aumentar a produtividade nas indústrias, segundo Taylor, este método resultaria no menor esforço físico e maior satisfação do operário,aumentando a produção, com custos mais baixos, salários mais altos e maiores lucros. Este método também tinha a intenção de fazer com que dirigentes e operários trabalhassem em conjunto com a fabricação de muitos produtos no intuito de beneficiar ambas as partes. Muitos trabalhadores desaprovaram o método, porém, as maiorias dos gestores apoiaram e incluíram o mesmo em suas indústrias.
Este ainda é umassunto muito comentado nos dias de hoje porque é ainda um dos nossos principais desafios, aumentar a produtividade junto com a satisfação dos colaboradores.
Segue abaixo a proposta do método de Taylor.

Seleção Cientifica sobre a visão de Taylor

A melhor maneira de uma empresa ter um bom desenvolvimento é delegando tarefas mais compatíveis com o perfil de cada funcionário. Isso ajudaria nomelhor desenvolvimento de cada um e aumentaria a produção;

Tempo padrão
A gerência estabeleceria uma meta de produção que deveria ser rigorosamente cumprida pelo colaborador, fazendo com que o empregado trabalhasse mais depressa em função desta meta;

Plano de incentivo salarial
O valor salarial do colaborador deveria ser de acordo com sua quantidade produzida, para que eles estivessemsempre motivados a produzir cada vez mais;
Trabalho em conjunto
Manter um convívio de união era também relevante entre operários e dirigentes, pois, funcionários insatisfeitos aumentam custos prejudicando o objetivo da empresa;

Gerentes Planejam Operários Executam
Os operários não interfeririam no planejamento a gestão era a única responsável por essa tarefa;

Divisão do Trabalho
A divisãode tarefas era primordial, se o colaborador não tiver dificuldades em realizar sua tarefa ele ganharia habilidade e rapidez.

Supervisão
A responsabilidade do supervisor era de fiscalizar a produção verificando se todo o conteúdo programado estaria sendo realizado com sucesso.

Ênfase na Eficiência
Inovar a forma de trabalhar era para Taylor também considerável para o melhoramento dodesempenho e da produtividade.

Enfoque mecanicista do ser humano
Com esta teoria os operários eram vistos como maquinas;

Homo economicus
O salário não é o único motivador dos colaboradores, incentivos morais também deveriam ser considerados para a satisfação do mesmo.

Abordagem fechada
A administração somente impunha regras, não considerava os outros fatores como as necessidades doscolaboradores.

Superespecialização dos operários
Ele não se preocupava com os problemas ocasionados pelo trabalho repetitivo dos funcionários para ele a produção estava cada vez mais especializada.

Exploração dos empregados
Tudo era em favor dos interesses da elite empresarial, não se preocupando com os direitos trabalhistas e na época eram proibidos movimentos sindicalistas.

FrederickWinlsow Taylor apesar da grande colaborador na administração cientifica, foi também, visto como insensível e desumano.


Considerando estes aspectos fica claro que, este sistema ainda é muito utilizado nos dias atuais, como por exemplo, as empresas de Telemarketing, a seleção das pessoas é elemento fundamental, selecionando pessoas com perfil comunicador, ágil, de raciocínio rápido e eficiente, a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • teoria científica e teoria clássica
  • Teoria científica e teoria clássica
  • Teorias da administração classica e cientifica
  • Administração cientifica e teoria clássica
  • teoria clássica e científica
  • Teoria cientifica e classica
  • Teoria classica e cientifica
  • Teoria cientifica e classica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!