teoria clássica comércio internacional

Páginas: 2 (298 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014
Nome: Gabriel Menegel Pereira Turma: 680/Comex

1) A Teoria das Vantagens Absolutas surgiu a partir de ideias formuladas pelo economista Adam Smith, que publicoua obra “A Riqueza das Nações”, em 1776. A ideia principal desta teoria baseia-se na especialização das produções, instigada pela divisão do trabalho no âmbitointernacional, com a contribuição das trocas feitas no comércio internacional para o aumento do bem-estar das populações. Ou seja, sustenta a ideia de que cada país deve aplicar seusesforços no que pode ser produzido a custo mais baixo e trocar o excedente dessa produção por produtos que são mais baratos em outros países.
As Teoria das VantagensComparativas foram desenvolvidas em 1817 por David Ricardo, inglês e economista. Sua ideia gira em torno do que seria vantajoso para o comércio internacional em caso de que umpaís possa produzir internamente a custos mais baixos do que o país parceiro, desde que, esses países tenham uma produção relativamente diferentes. Desse modo, seria umavantagem mútua a especialização internacional em todos os casos em que os países parceiros encaminhassem os seus recursos para produzir aqueles bens em que sua eficiênciafosse maior relativamente.

1) A produtividade de um país ou de uma empresa faz diferença porque está diretamente relacionado com a oferta e a demanda de tal país ouempresa. Quanto maior a diferença entre a fronteira de possibilidades de produção e maior forem as possibilidades de se produzir, maior é a oferta relativa de um país e maiorvai ser o comércio. O equilíbrio é determinado pela demanda e por uma curva de oferta relativa mundial que se encontra no meio das curvas de oferta relativa nacionais.
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Teoria Classica do Comercio Internacional
  • Teoria Clássica do Comércio Internacional
  • Teoria classica do comercio internacional
  • Teorias classicas do comercio internacional
  • Teoria Classica do Comercio internacional
  • Trabalho- teoria clássica do comércio internacional
  • As teorias Classicas do Comercio Internaciobnal
  • Teorias Do Comercio Internacional

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!