Teoria científica da administração

Páginas: 12 (2797 palavras) Publicado: 31 de março de 2013
EVOLUÇÃO DO PENSAMENTO ADMINISTRATIVO I





Trabalho Semestral
TEORIA CIENTÍFICA DA ADMINISTRAÇÃO


















INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem por objetivo realizar uma exposição sucinta sobre a TEORIA CIENTÍFICA DA ADMINISTRAÇÃO. Expondo as principais informações relativas a ela.
As primeiras Teorias da Administração surgiram no início do século XX,durante a 2ª Revolução Industrial. Neste período surgiram os primeiros trabalhos a respeito da administração. Nesta época o mundo vivia uma explosão de industrialização, com os principais processos de fabricação se utilizando de processos mecanizados. Porém este crescimento acelerado se deu de forma desorganizada. Não existia uniformidade nas linhas de produção e de máquinas. As rotinas básicas deprodução não eram de domínio das gerências. Por estes e outros motivos, sentia-se a necessidade de aumentar a eficiência e a competência das organizações.
Neste cenário de necessidade de aumento de produtividade das organizações, surgiram dois engenheiros que iniciaram os primeiros trabalhos na área da administração. Um foi o americano Frederick Winslow Taylor, que iniciou a chamada escola daAdministração Científica. Que procurava aumentar a eficiência da indústria por meio da racionalização do trabalho operário. O outro engenheiro era europeu, chamado Henry Fayol, que desenvolveu a Teoria Clássica. A qual procurava um aumento de eficiência da empresa por meio de sua organização e da aplicação de princípios gerais da administração em bases científicas. Embora os dois não tenham tido contatoentre si e tenham tido enfoques diferentes, ambos vieram a contribuir com suas ideias para a formação da Abordagem Clássica da Administração. Porém, como foi citado no início, nosso foco aqui será uma leitura específica na obra de Taylor (Teoria Científica da Administração).
A base da Administração Científica tem como raiz a ênfase colocada nas tarefas do trabalhador. Ou seja, na análise e nadivisão do trabalho executado pelo operário.







1º PERÍODO DE TAYLOR (1903)
Na época, era usado o sistema de pagamento por peça ou tarefa executada. O resultado deste sistema era que os patrões procuravam ganhar o máximo na fixação do preço por peça e/ou tarefa. Ao passo que os operários reduziam o ritmo de produção para contrabalançar o pagamento por peça determinado pelos patrões.Este fato levou Taylor a estudar o problema de produção para encontrar uma solução que atendesse tanto aos patrões como aos empregados.
No primeiro período de Taylor foi realizado o “Estudo de Tempos e Movimentos” no chão de fábrica, junto aos operários. Onde foi feito um trabalho de análise das tarefas executadas pelos operários. Decompondo os seus movimentos e processos de trabalho, com afinalidade de aperfeiçoá-los e racionalizá-los. Também identificou a necessidade de pagar o trabalhador proporcionalmente a sua produção. Ou seja, havia a necessidade de pagar mais ao operário que produz mais. Nesta fase, Taylor identificou os seguintes objetivos:
1. Pagar melhores salários;
2. Reduzir os custos de produção;
3. Uniformizar os meios de produção;
4. Estabelecer critérios paracontratação de operários;
5. Estabelecer critérios para treinamento dos operários;
6. Estabelecer ambiente de cooperação entre empregador e empregados.
2º PERÍODO DE TAYLOR (1911)
Neste período após vários estudos, Taylor concluiu que a racionalização do trabalho deveria se dar acompanhada de uma estruturação geral, para viabilizar a aplicação de seus princípios nas empresas.
Na época, foramidentificados três males que afetavam as indústrias:
1. Vadiagem dos operários que reduziam a produção com medo das gerências reduzirem seus salários;
2. Desconhecimento das rotinas de trabalho e do tempo necessário para sua realização por parte da gerencia;
3. Falta de uniformidade das técnicas e dos métodos de trabalho.
Para combater os males da época, Taylor idealizou o “Scientific Manangement”....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Teoria da administração científica
  • teoria da Administração Cientifica
  • Teorias da administração classica e cientifica
  • Administração cientifica e teoria clássica
  • Teoria da administração científica
  • resumo teoria da administração cientifica
  • Teoria da Administração cientifica
  • Teoria da administração cientifica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!