Teoria Big Bang

Páginas: 13 (3215 palavras) Publicado: 10 de agosto de 2013
Introdução

No âmbito da disciplina de Físico-Químicas, foi-nos solicitada a execução de um trabalho escrito, relativamente ao tema “Arquitectura do Universo”, dentro do qual nos foi dado o subtema “A Teoria do Big Bang”.
Os assuntos a focar no trabalho seriam:
- A Expansão do Universo;
- O que diz a Teoria do Big Bang;
- Os factos a favor desta teoria;
- As suas limitações;
- Outrasteorias que expliquem o nascimento do Universo.
Para facilitar a leitura do trabalho, organizámo-lo pelos seguintes tópicos:
- Teoria do Big Bang:- Teoria do Big Bang;
- Teoria da Relatividade;
- Lei de Hubble;
- Nucleossíntese;
- Radiações cósmicas de fundo;
- Limitações da teoria do Big Bang e outras teorias.

Espero que goste do nosso trabalho!

Teoria do Big Bang

No início do séculoXX, a Astronomia desviou a sua atenção das estrelas e dos planetas. Nos últimos 80 anos, a Cosmologia voltou a sua atenção para as galáxias e espeço exterior. Um dos muitos responsáveis por esta mudança de perspectiva foi Edwin Hubble.
O Big Bang, é a teoria científica que diz que o Universo emergiu de um estado extremamente denso e quente há cerca de 15 mil milhões de anos. A teoria baseia-se emdiversas observações que indicam que o universo está em expansão de acordo com um modela Friedmann-Robertson-Walker, baseado na teoria da relatividade geral, dentro das quais a mais tradicional e importante é a relação entre os redshifts e distâncias entre objectos longínquos, conhecida como Lei de Hubble, e na aplicação do Principio Cosmológico.
Fig. 1- Expansão do Universo
O Big Bang, ougrande explosão, também conhecido como modelo de grande explosão térmica, parte do princípio de Friedmann, onde, enquanto o Universo se expande, a radiação contida e a matéria arrefecem.
Em 1927, o padre cosmólogo belga Georges Lemaître (1894-1966), derivou independentemente as equações de Friedmann a partir das equações de Einstein e propôs que os desvios espectrais, observados em nebulosas sedeviam à expansão do universo, que por sua vez seria o resultado da explosão de um átomo primordial.
Segundo esta teoria, o universo surgiu há pelo menos 15 mil milhões de anos, a partir de um estado primordial de temperatura e desunidade altamente elevados. Embora essa explicação tenha sido proposta na década de 1920, a sua versão actual, é da década de 1940 e deve-se ao grupo de George Gamow, quededuziu que o Universo teria surgido após uma grande explosão resultante da compressão de energia.
Segundo Gamow, na expansão do universo a partir do seu estado inicial de alta compressão, numa explosão repentina, o resultado foi uma violenta redução de densidade e temperatura, após este ímpeto inicial, a matéria passou a predominar sobre a antimatéria.
Ainda segundo Gamow, toda a matériaexistente hoje no universo encontrava-se concentrada no chamado “átomo inicial” ou “ovo cósmico”, e que uma incalculável quantidade de energia, depois de intensamente comprimida, repentinamente explodiu, formando posteriormente gases, estrelas e planetas.
Fig. 2 – Teoria do Big Bang, desde a explosão até à formação das galáxias.
Num sentido mais preciso, o termo “Big Bang” designa a fase densa e quentepela qual passou o universo. Essa fase marcante de início da expansão comparada a uma explosão foi assim chamada pela primeira vez, de maneira desdenhosa, pelo físico inglês, Fred Hoyle proponente do modelo do universo Estacionário.
O termo “Big Bang” é também afirmado como uma aproximação para designar aquilo que também se costuma chamar de “Modelo Cosmológico Padrão”. Este consiste, numaaplicação da Relatividade Geral ao universo como um todo. Isto é feito, num primeiro momento, assumindo-se que o universo é homogéneo e isotrópico em larga escala. Num segundo momento, introduzem-se flutuações de densidade no modelo e estuda-se a evolução destas até às formações de galáxias.
O Modelo Cosmológico Padrão é extremamente bem testado experimentalmente e possibilitou a previsão da radiação...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • a teoria do big bang
  • Teoria do Big Bang
  • TEORIA DO BIG BANG
  • Teoria Big Bang
  • A teoria do Big bang
  • A teoria do big bang
  • Teoria do Big Bang
  • teoria do big bang

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!