TEORIA BEHAVIORISTA (Skinner) e TEORIA CONSTRURIVISTA (Piaget)

2088 palavras 9 páginas
Neste trabalho, podemos apresentar duas teorias: a teoria de Piaget sobre o construtivismo e a teoria de Skinner o behaviorismo. O construtivismo baseia-se no comportamento humano, através de experiência individual. A aprendizagem construtivista é baseada numa participação ativa dos alunos na resolução de problemas e na exercitação do pensamento crítico, relativamente as atividades que acham relevantes e atraentes. Eles constroem o próprio conhecimento, testando ideias e aproximações baseadas no conhecimento que possuem e na experiência, aplicando a situações nonas e integrando o novo conhecimento no pré existente. Em vez de absorver simplesmente as ideias transmitidas pelo professor ou resultante da prática repetitiva, o aluno é colocado a criar e a desenvolver suas próprias ideias. A aprendizagem é também influenciada pelo contexto, atitudes e valores do aluno. O conceito chave do construtivismo é que a aprendizagem é um processo ativo de criação, não de aquisição do conhecimento.
A principal área de aplicação do behaviorismo tem sido a educação através de métodos de ensino programados que pretende garantir a aprendizagem do condicionamento operante, ou seja, outro importante foco do behaviorismo na educação está no aprendizado das crianças excepcionais, onde se tem percebido uma grande contribuição, mas como se trata de uma análise experimental do comportamento behaviorismo pode auxiliar-nos nos mais diversos setores como: empresas , psicologia clínica,, no adestramento com animais. Enfim desde a educação, a psicologia clínica o behaviorismo é importante, nos ajudando o homem a compreender o homem e suas relações.

Piaget com sua teoria pressupõe que os seres humanos passam por uma série de mudanças ordenadas possíveis às quais denominam estágios e período de desenvolvimento. Para Piaget esses estágios caracterizam pelas diferentes maneiras de interagir com a realidade, ou seja, de organizar seus conhecimentos visando sua adaptação

Relacionados