 TEORIA ATÔMICA DE LEUCIPO, DEMÓCRITO, PIERRE GASSENDI, DALTON, THOMSON E RUTHERFORD

622 palavras 3 páginas
TEORIA ATÔMICA DE LEUCIPO, DEMÓCRITO, PIERRE GASSENDI, DALTON, THOMSON E RUTHERFORD

Em meados dos anos 400 a.C, iniciaram-se as primeiras ideias teóricas do que seria Química, partindo dos filósofos gregos Demócrito e Leucipo, que declararam que a matéria não era contínua, ao contrário, é formada por pequenas partículas indivisíveis, que receberam o nome de átomos.
De acordo com a teoria de Leucipo, o mundo era dividido em duas partes, uma vazia (vácuo) e a outra cheia, a parte cheia é constituída por pequenas partículas, os átomos.
Considerando o mestre Demócrito, Leucipo acreditava que nada poderia surgir do nada, mas de algo já existente, e o que já existia não poderia desaparecer de repente. Essa teoria é o que conhecemos por “Princípio da conservação da matéria”.
Leucipo e Demócrito afirmavam que todas as coisas visíveis eram feitas de átomos. Os átomos seriam sólidos, estáveis, imutáveis, indestrutíveis e existiriam sob várias formas geométricas. Possuíam um movimento espontâneo, saltavam, chocavam-se, e uniam-se de acordo com suas formas e tamanhos, dando origem as coisas compostas.
As ideias de Demócrito e Leucipo foram apenas retomadas depois da Idade Média.
No ano de 1650 d.C, Pierre Gassendi propôs novamente a “Teoria atômica”. Em um dos seus livros Pierre introduz no debate sobre a Matéria a noção de átomo, ou seja, a unidade indivisível e inobservável de todas as coisas postulada por Demócrito. Gassendi vai além, e considera que as coisas concretas são formadas a partir de uma semente ou moléculas, e estas moléculas nada mais são que agregados de átomos. A molécula é a menor parte e um corpo possível que preserva suas características. Os átomos estando em todos os corpos não tem suas propriedades herdadas pelo corpo visível.
No ano de 1808, o professor inglês John Dalton, salientou uma interpretação sobre a natureza original da matéria. Baseado em alicerces experimentais, os essenciais postulados são que toda matéria é formada por

Relacionados